João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 25.85ºC
IBOVESPA 124740.69
Euro 5.5166
Dólar 5.1471
Peso 0.0059
Yuan 0.7102
Sem Tebet na disputa, MDB pode ignorar Lula e apoiar reeleição de Bolsonaro
03/05/2022 / 11:48
Compartilhe:

Embora o presidenciável Lula (PT) mantenha forte interlocução com caciques do MDB no Nordeste, como é o caso do senador Veneziano Vital do Rêgo, na Paraíba, a corrente bolsonarista dentro da legenda pode ditar o apoio que será dado pelo partido caso a candidatura da senadora Simone Tebet não se viabilize.

É o que mostra um levantamento da direção emedebista, divulgada pelo jornal Estadão, com base nos delegados eleitos pelos diretórios estaduais, nas bancadas e nos prefeitos do partido.

Segundo o levantamento, sem candidatura própria no MDB, a ala a favor de Lula  alcançaria apenas 30% dos votos nas convenções, enquanto Bolsonaro seria apoiado por 70% dos convencionais. A região Nordeste, onde está concentrado o apoio a Lula, conta com 107 votos, ou 25% do total da convenção.

“A minha avaliação é a de que, sem a Simone, daria Bolsonaro na convenção. Das cinco regiões, só uma é mais favorável a Lula. A maioria do MDB tem restrições ao atual presidente, mas é antipetista”, disse ao Estadão o deputado Alceu Moreira (RS), que integra a executiva nacional do partido e preside a Fundação Ulysses Guimarães. O presidente do MDB, deputado federal Baleia Rossi tem feito a mesma leitura em conversas privadas e nas reuniões com correligionários.

Apesar dos impasses para consolidar seu nome e dos baixos índices de intenção de voto nas pesquisas, Tebet é vista como o nome mais viável, no momento, por articuladores que defendem uma candidatura única no centro.