João Pessoa 21.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 19.36ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.8143
Dólar 5.4201
Peso 0.0059
Yuan 0.747
Semam começa a receber denúncias de infrações ambientais pelo WhatsApp
25/08/2021 / 13:59
Compartilhe:

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da prefeitura de João Pessoa criou um canal virtual de contato com a população para receber denúncias sobre crimes ambientais. A partir desta quarta-feira (25), as demandas de possíveis infrações ambientais, seja mensagens de texto, fotos ou vídeos, podem ser enviadas pelo WhatsApp, por meio do número (83) 3218 9208, que é o Disque Denúncia da Secretaria.

Com esse novo formato, em chatbot, o serviço vai agilizar a comunicação com as pessoas que apresentam as denúncias. O Departamento de Marketing da Secretaria de Comunicação (Secom) criou uma personagem, a mascote Acácia, atendente virtual do Disque Denúncia da Semam. Assim que é feito o contato, Acácia se apresenta e disponibiliza as opções, sendo um para lançamento de águas servidas (águas de cozinha e lavanderias, despejadas a céu aberto), dois para lançamento de esgotos, três para poluição sonora, quatro para poda irregular de árvores, cinco para outras denúncias e zero para encerrar o atendimento.

Arte: Divulgação

O sistema solicita que seja informado o endereço da ocorrência e é possível cadastrar as denúncias de forma anônima. Assim que a informação é recebida, a chefia da Divisão de Fiscalização da Semam encaminha os dados para os fiscais de plantão, que fazem a vistoria. As informações também são cadastradas no banco de dados da Semam.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que o objetivo do atendimento virtual é agilizar a vistoria e resolução dos problemas apresentados pelo cidadão que fez a denúncia. “Desta forma quem liga para a Semam vai poder cadastrar a ocorrência, sem precisar necessariamente falar com um dos nossos atendentes. E todas as denúncias serão encaminhadas com mais rapidez para os fiscais de plantão. É mais uma maneira de nos aproximarmos da população, sempre com o objetivo de que a cidade possa ser um local ambientalmente confortável para todos”, afirmou.

O Disque Denúncia da Semam funciona de domingo a domingo, das 8h às 00h, pelo telefone (83) 3218 9208. Todas as denúncias são averiguadas pelas equipes da Divisão de Fiscalização da Semam e compõem um banco de dados, com informações sobre as infrações ambientais mais comuns na cidade de João Pessoa.