23.1 C
João Pessoa
20.9 C
Campina Grande
12.5 C
Brasília

Semam recebe mais de 700 denúncias de infrações ambientais no primeiro trimestre de 2021

Na Semam duas equipes de fiscais trabalham por dia, de domingo a domingo, dias úteis e feriados

Nos primeiros três meses do ano o Disque Denúncia da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa recebeu 721 denúncias de infrações ambientais. São infrações como desmatamento, poluição sonora, despejo de esgoto fora da rede coletora, entre outros.

Das 721 denúncias recebidas pela Semam, entre janeiro a março deste ano, 314 foram de poluição sonora, disparada a infração com maior número de queixas pela população de João Pessoa. Em seguida constam outras infrações, com 127 denúncias, lançamento de esgoto, com 112 registros, poluição atmosférica, 107, desmatamento, com 33 e 28 queixas de lançamento de águas servidas (águas de lavanderias e pias, despejadas nas ruas, a céu aberto). Os bairros onde há um maior índice de denúncias são Mangabeira, Bairro das Indústrias e Manaíra.

Leia Também

O Disque Denúncia da Semam funciona de domingo a domingo, das 8h às 0h, pelo telefone 3218-9208. Um atendente recebe as informações e abre uma ficha de denúncia onde são anotados todos os dados referentes à infração, como endereço, ponto de referência, nome do local denunciado, tipo de denúncia – se é lançamento de águas servidas na rua, poluição sonora, lançamento de resíduos sólidos da construção civil, entre outros – telefone e nome da pessoa que está denunciando. Após o preenchimento, a ficha de denúncia é encaminhada para os fiscais de plantão, que verificam in loco. Após a confirmação da infração, os fiscais fazem a notificação e/ou autuação dos responsáveis pelo ato.

O secretário de Meio Ambiente, Welison de Araújo Silveira, destacou que um dos objetivos das ações da Divisão de Fiscalização da Semam é promover a educação ambiental. “Atuamos para que as pessoas, principalmente os empreendedores e comerciantes, entendam que a Semam atua como parceira, mostrando a importância de que se respeite a Legislação Ambiental. Sempre com foco no diálogo, sem perder de vista o rigor e a necessidade de autuar e notificar, quando necessário. Estamos sempre atentos para a preservação e recuperação do patrimônio ambiental de João Pessoa”, concluiu.

Trabalho – Na Semam duas equipes de fiscais trabalham por dia, de domingo a domingo, dias úteis e feriados. A primeira equipe trabalha das 8h às 19h e a segunda das 13h às 00h. Nas equipes atuam profissionais graduados em Geografia, Biologia, Gestão Ambiental, entre outras formações.

O chefe da Divisão de Fiscalização da Semam, geógrafo Jocélio Araújo dos Santos, lembra ainda que os fiscais são responsáveis por atender as demandas do Disque Denúncia e também verificar processos diversos que chegam de órgãos como Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ouvidoria da Prefeitura de João Pessoa, Câmara de Vereadores e ainda demandas da Divisão de Licenciamento da Semam. “Atuamos atendendo à população e dando apoio aos setores da Semam, sempre atentos à Legislação Ambiental, que norteia nossas ações”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Polícial Rodoviária Federal morre em Cabedelo

A policial rodoviária federal Renata Maia Pimenta, de 42 anos, morreu na noite desta sexta-feira (20) no prédio onde...

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

VÍDEOS: Troca de tiros é registrada durante sepultamento de líder de organização criminosa

Uma intensa troca de tiros foi registrada na manhã desta segunda-feira, dia 23, durante o sepultamento do traficante conhecido como "Cara de Chinelo", líder...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#