O 2º Encontro Paraibano de Pessoas Trans e Travestis (2º EPPTrans), organizado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana com apoio da Fundação Espaço Cultural, será realizado nos dias 16 e 17 de junho de 2023, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa. O evento tem como objetivo discutir as políticas públicas existentes no Estado e em todo o país, levantar questões importantes para a população trans e travesti da Paraíba e fornecer uma plataforma para compartilhar perspectivas sobre essas políticas desde o diagnóstico até a sua implementação e execução.
As inscrições gratuitas já estão abertas neste link.
O 1º Encontro Paraibano de Pessoas Trans e Travestis foi realizado em agosto de 2018, reunindo líderes na defesa dos direitos trans, como Amara Moira, Dante Oliver e Lucca Najar. Desde então, o Brasil continua a ser o país mais violento para pessoas trans e travestis pelo 14º ano consecutivo, segundo relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).
“Diante desse contexto, o 2º EPPTrans busca contribuir para a promoção da cidadania e combate à LGBTQIAPNb+fobia”, afirma a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura.
O encontro será organizado em sete eixos temáticos, abrangendo tópicos como saúde, direitos humanos, educação e visibilidade cultural e contará com a participação de nomes locais e nacionais, como a secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Symmy Larrat e a presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), Keila Simpson, doutora honoris causa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
“A comunidade LGBTQIAPNb+ na Paraíba tem um forte aliado na Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, que fornece suporte direto por meio da criação e implementação de políticas públicas destinadas a promover a cidadania e combater a LGBTQIAPNb+fobia”, afirma o gerente de Direitos de LGBT da Semdh, Fernando Luiz.
Segundo a coordenadora do Espaço LGBT de Campina Grande, Laura Brasil, essas políticas incluem a criação de centros de apoio LGBTQIAPNb+, ambulatórios de saúde especializados para pessoas trans e travestis e casas abrigos para aqueles que precisam”, explica Laura Brasil, coordenadora do Espaço LGBT de Campina Grande.
O 2º EPPTrans também tem como objetivo promover diálogos interdisciplinares e horizontais sobre as diversas questões que afetam a sobrevivência, o acesso e a inclusão de pessoas trans e travestis em espaços sociais. Também visa incentivar a participação ativa da sociedade civil em espaços institucionais e destacar a memória e as histórias de pessoas trans e travestis.