João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 27.91ºC
IBOVESPA 128465.69
Euro 5.4617
Dólar 5.0756
Peso 0.0058
Yuan 0.7033
Semdh realiza webnário no Dia Internacional do Orgulho LGBT
26/06/2021 / 08:17
Compartilhe:

No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, 28 de junho, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh-PB), realiza uma programação online com discussões sobre os avanços e desafios na visibilidade LGBTQIA+. O objetivo do evento é conscientizar a população sobre o combate ao preconceito para a construção de uma sociedade igualitária.

A programação segue até 30 de junho e será realizada em parceria com a Rede Estadual de Combate à LGBTfobia. Entre os convidados, estão o procurador da República, José Godoy Bezerra de Souza, o secretário de Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira e a doutora em Sociologia, Michele Agnoleti.

Para a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, a data é um dia para lembrar a gays, lésbicas, bissexuais e pessoas de outras identidades de gênero que todos devem se orgulhar de sua sexualidade e não sentir vergonha de sua orientação sexual.

“O governo da Paraíba tem políticas públicas continuadas para a população LGBTQIAP+. Dispomos de dois centros de referência, um em João Pessoa e outro em Campina Grande. E no Complexo Hospitalar Clementino Fraga, temos o Ambulatório Fernanda Benvenutty para atender a população de homens trans, mulheres trans e travestis”, explica Lídia Moura.

Em 2021, foi criada a Rede Estadual de Combate à LGBTfobia, que reúne várias entidades estaduais e federais, além da sociedade civil, construindo um debate estadual sobre o combate à discriminação.

“Esperamos que a sociedade paraibana e as entidades que estão filiadas à Rede Estadual de Atenção à População LGBTQIA+ e Enfrentamento da LGBTfobia trabalhem contra o preconceito, a intolerância, o ódio e a indiferença”, ressalta Lídia.

HISTÓRIA

O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade: a Rebelião de Stonewall Inn.

Em 1969, travestis, mulheres trans, homens gays, mulheres lésbicas e drag queens se revoltaram contra uma série de invasões violentas da polícia ao bar Stonewall Inn, em Nova York. A comunidade sofria com prisões arbitrárias e represálias por parte das autoridades. O dia 28 de junho dá início a uma série de protestos em favor dos direitos humanos em várias cidades norte-americanas.

O episódio é conhecido como estopim moderno para o fortalecimento do movimento organizado no mundo interior, dando origem às paradas do orgulho que acontecem há décadas em diversos países.

Canais de denúncia:

-Disque 123 dos Direitos Humanos (Governo do Estado da PB)
-Disque 100
-Ligue 190