A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) definiu o plano especial de trânsito e transporte para o Réveillon na orla, com o objetivo de garantir o acesso seguro da população à festa da virada de ano na capital.
Serão disponibilizados 50 agentes de mobilidade para orientar os condutores de veículos e usuários do transporte público sobre as mudanças do tráfego e indicar as rotas alternativas em função das alterações de circulação do trânsito próximo ao evento.
A partir das 5h, deste sábado (31), as ruas Índio Arabutan, Adolfo Loureiro França e Desembargador José Augusto Trindade servirão como saída de emergência para carros oficiais, por esse motivo será proibido o estacionamento no quarteirão entre a orla e Avenida Antônio Lira nessas ruas. A partir da Avenida Cairu, até o final do Cabo Branco, o trânsito ficará livre para a circulação e estacionamento de veículos particulares.
Até meia-noite, as pessoas que vêm dos bairros da Zona Sul, utilizando a Avenida João Cirilo da Silva, no Altiplano, no sentido Busto de Tamandaré, deverão priorizar o acesso pela ladeira da Barreira, até a Rua Edvaldo Bezerra Cavalcanti Pinho (Rua da Barreira) para chegar ao local do evento. O acesso de quem vem dos demais bairros deve ser feito pelos corredores Beira Rio, Rui Carneiro e Epitácio Pessoa.
Após a meia-noite, os agentes de mobilidade vão priorizar o sentido praia/bairros garantindo a fluidez na volta para casa de quem foi prestigiar o Réveillon na orla.
Carga e descarga
A Semob-JP recomenda aos comerciantes que programem o recebimento de produtos para abastecimento dos seus estabelecimentos, neste sábado (31), preferencialmente no turno da manhã e, à tarde, até no máximo 16h, contribuindo assim para a fluidez do trânsito nessa área da orla.
Transporte
Além da operação normal do transporte público, a Semob-JP programou um reforço, neste sábado (31), nas linhas 507 (Cabo Branco) e a 510 (Tambaú), com 14 veículos circulando a partir das 20h, para quem for à festa de réveillon na praia.
Ao término do evento, o reforço terá 12 ônibus extras saindo do Terminal de Integração do Varadouro (TIV), atendendo a demanda de passageiros que vão para os bairros.
O reforço das 12 linhas extras vai atender os bairros do Costa e Silva, Colinas do Sul, Parque do Sol, Mangabeira, Mangabeira/Cidade Verde, Valentina, Altiplano, Bancários, Mandacaru, Alto do Matheus, Bairro das Indústrias, Cristo, Ilha do Bispo, Bairro dos Ipês/ Tancredo Neves, Grotão e as linhas circulares 1500 e 5100 vão atender os demais bairros da cidade. Além disso, os ônibus vão fazer o seu percurso normal circulando nos corredores Epitácio Pessoa, Cruz das Armas, Dom Pedro II e 2 de fevereiro.
Para reduzir os transtornos ao fluxo viário e reforçar a segurança da população, o órgão de mobilidade faz as seguintes orientações: