João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 31.63ºC
IBOVESPA 131065.44
Euro 6.1572
Dólar 5.5194
Peso 0.0057
Yuan 0.7828
Senado aprova Projeto de Lei que prorroga prazos acadêmicos para pais de recém-nascidos
26/06/2024 / 17:57
Compartilhe:
Educação
Foto: Freepik/Reprodução

Pais e mães de recém-nascidos ou filhos adotivos poderão contar com mais tempo para finalizar seus estudos superiores ou programas de pesquisa e pós-graduação. O Senado aprovou nesta terça-feira (25) um projeto de lei que amplia os prazos para conclusão de cursos e para o recebimento de bolsas de estudo para esses alunos.

+ Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

Após passar pela Câmara dos Deputados, o texto agora aguarda a sanção presidencial.

De acordo com a nova legislação, os prazos para concluir disciplinas, entregar trabalhos finais, incluindo TCCs, e realizar defesas de teses serão estendidos por no mínimo 180 dias. Se o filho recém-nascido ou adotado tiver alguma deficiência, o prazo poderá ser estendido para até 360 dias.

A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), relatora do projeto na Comissão de Educação do Senado, destacou que a medida é especialmente vantajosa para as mulheres. “Frequentemente, as mulheres enfrentam a escolha difícil entre cuidar de um bebê recém-nascido ou adotado, muitas vezes internado, e cumprir os prazos acadêmicos. Em muitos casos, a bolsa de estudos é a única fonte de sustento dessas mães”, afirmou a senadora.

Além disso, a prorrogação dos prazos também será aplicável em situações anteriores ao parto, como gravidez de risco e em pesquisas que apresentem riscos para a gestante ou para o feto.