29.1 C
João Pessoa

“Senti que tudo ficou preto”, conta nadadora resgatada após desmaiar na piscina

A esportista relata que estava compenetrada na coreografia e que se esforçou para completar a performance.

A nadadora artística norte-americana Anita Álvarez, 25, falou à imprensa após o episódio da quarta-feira (22) em que perdeu a consciência na piscina durante coreografia na competição livre feminina solo.

Anita foi resgatada do fundo da piscina por sua treinadora no Campeonato Mundial Aquático da Federação Internacional de Natação (Fina), em Budapeste, na Hungria. A treinadora Andrea Fuentes saltou na piscina após perceber que a esportista afundou ao final da performance.

Leia Também

Em entrevista ao jornal El País, Anita contou detalhes sobre momentos antes do desmaio. “Senti que tudo ficou preto. Não me lembro de mais nada”, disse.

As imagens do resgate da nadadora são impactantes. No entanto, ela revela que incidentes como este são comuns no nado sincronizado e que, depois do choque, viu beleza nas imagens registradas pela imprensa.

“No início fiquei chocada. Não esperava que publicassem algo assim. Não quis ver a imagem com pessimismo. Agora, penso que as fotos até são bonitas de alguma forma – me ver ali debaixo d’água, tão em paz, tão em silêncio, e depois ver a Andrea [a treinadora], com o braço esticado tentando me alcançar, como se fosse uma super-heroína […] Às vezes o lugar mais pacífico da terra é debaixo d’água, quando você se senta no fundo da piscina em silêncio”, relata.

Na entrevista, a atleta destaca o esforço corporal necessário para a realização das performances no nado sincronizado.

“Como em qualquer esporte, forçamos o nosso corpo até ao limite e, às vezes, até passamos um pouquinho. As pessoas não percebem porque o que veem é uma imagem de harmonia e felicidade. Sorrimos com maquiagem. Essas pequenas coisas escondem o baita esforço que fazemos”, relata.

A esportista relata que estava compenetrada na coreografia e que se esforçou para completar a performance.

“Desta vez estava muito compenetrada no meu papel, vivendo o momento intensamente. Continuei, continuei […] Às vezes você sente uma dor e tem que parar. É como no atletismo. Estava cansada como sempre, mas estava aproveitando”, diz.

“Quando acabamos um treino sentimos que morremos. Nem nos conseguimos mexer. As pessoas não têm noção que estes desmaios são frequentes. Eu atraí as atenções porque aconteceu num Mundial, mas nesse esporte todos os dias há nadadoras que desmaiam. Não aconteceu apenas comigo”, revela.

Anita conta que pretende retomar as atividades em breve. “Descansei muito, toda a noite e todo o dia. Sinto o meu corpo completamente normal. Já me tinha acontecido. Descansa e no dia a seguir volta à água. Tem que fazer isso para não encher a cabeça com medos”, diz.

Segundo a esportista, os médicos já avaliaram seu estado de saúde. “Quero terminar esta competição. Estou muito contente com o meu solo e agora não quero faltar ao compromisso que tenho com a minha equipe na final livre. Quero terminar com a cabeça levantada. Quero que as minhas colegas sintam que podem confiar em mim”, destacou.

F5 Online com informações de da CNN

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

Debate na Paraíba: Pedro Cunha Lima é o nome mais buscado na web durante o primeiro debate entre candidatos ao Governo

O primeiro debate para o Governo da Paraíba das Eleições 2022, realizado na noite deste domingo (7), trouxe à tona a forte disputa dos...

Resultado de pesquisa para governador da Paraíba já tem data para ser divulgada; veja

A corrida eleitoral para governador e senador na Paraíba vai ter a primeira pesquisa contratada pelas TVs Paraíba e Cabo Branco, que compõem a...

ENQUETE F5: Ricardo Coutinho lidera preferência na disputa ao Senado pela Paraíba

Enquete realizada pelo portal F5 Online sobre intenção de voto para os candidatos ao Senado na Paraíba mostra o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) na...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#