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SEO: 9 ferramentas que auxiliam sua estratégia
15/08/2022 / 17:05
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Para quem procura estar sempre no topo dos buscadores e aumentar a visibilidade da sua empresa na internet, o caminho é usar estratégias de SEO que otimizam o site para os mecanismos de busca.

E graças às ferramentas criadas com o SEO não é necessário quebrar a cabeça para desempenhar a tarefa de achar falhas do site e trabalhar em questões para melhorá-las.

E o melhor de tudo, a maioria dessas ferramentas são gratuitas, ou seja, o dono de uma empresa de serviços de instalação elétrica de ar condicionado 220v pode usá-las para otimizar seu site sem pagar nada por isso.

Para quem não está familiarizado com o termo SEO, o artigo a seguir explicará um pouco melhor o que é e qual a sua importância.

Além disso, dará algumas dicas para a criação correta de conteúdos SEO, e por fim, apresentará algumas ferramentas que podem ajudar muito na estratégia de otimização.

Entenda o que é SEO e a sua importância

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, o seu significado em português é como uma otimização para motores de busca.

Os motores de busca analisam uma série de coisas para o ranqueamento dos sites, esses valores determinam a importância que a página tem e a posição que ela estará nas páginas de busca.

Para tanto, o objetivo do SEO é garantir que os sites se empenhem cada vez mais para criar bons conteúdos para os seus públicos.

Recompensando um site da empresa fabricante de divisória de vidro para consultório que usa a estratégia de SEO o colocando nas primeiras colocações nos buscadores.

Usar a estratégia de SEO, da maneira correta é muito importante para o crescimento orgânico de um negócio no mundo online, pois garante que muitas pessoas visitem a página dele na Internet.

A maioria das pessoas não chega nem até o final da primeira página de buscas do Google, e se o site não aparecer entre as primeiras posições, ele não será visto nem lembrado por ninguém.

Além disso, o retorno a longo prazo da estratégia de SEO aplicada corretamente no negócio online que faz exame de sangue admissional pode ser maior do que se imagina.

Um conteúdo bem escrito e bem produzido nos dias de hoje pode render bons frutos em 2 ou até mais anos, se ele for visitado sempre e se manter atualizado com informações adicionais.

Como criar um conteúdo da maneira certa?

Conheça a seguir algumas dicas para produzir bons conteúdos que captem as visitas mais qualificadas nos buscadores.

Pesquise palavras-chave e estude o público

Usar ferramentas que ajudem a encontrar as melhores palavras-chave pode ser muito útil para se orientar sobre como abordar determinados assuntos que devem ser falados.

Esse tipo de tática é valiosa por deixar as pessoas melhor informadas sobre como os clientes em potencial pesquisam os assuntos que o negócio escreve.

O SEO ajuda a empresa com laudo de constatação ambiental a ter certeza de que está usando as palavras corretas, todas as que o seu público usa para pesquisar as informações que ela passa.

E mais do que isso, o SEO ajuda o negócio a conhecer melhor a audiência e estudar o seu público, até os relatórios do que elas vêem no Google são fornecidos por meio do Google Analytics.

Isso ajuda a ter informações reais se as pessoas estão consumindo mesmo o conteúdo do seu site é a direcionar melhor o conteúdo para um público exato.

Crie páginas úteis

Todos sabem que um site que conta com conteúdos ruins ou incompletos não tem muito sucesso nos resultados de busca, e agora mais do que nunca com o SEO é essencial criar conteúdos úteis para as visitas.

O SEO dos dias atuais é muito diferente da realidade de alguns anos atrás, onde as empresas que usavam o SEO eram vistas como um SPAM.

A otimização de sites atualmente tem a ver com os princípios de marketing que tem foco nos usuários e na boa experiência deles.

Por isso, quanto melhor for o conteúdo para os usuários, maior a prova de que o site do negócio de venda de petrifilme para contagem coliformes aplicou as técnicas de SEO da maneira correta.

Ofereça algo que chame a atenção do público

Graças às inúmeras mudanças que o mundo teve nos últimos tempos e a evolução das técnicas de SEO, vender conteúdos tornou-se muito mais fácil.

As empresas usam essas técnicas para saber as melhores táticas para se conectar e se aproximar do seu público melhorando sua posição nos buscadores.

Os clientes podem se interessar por uma série de modelos de conteúdos que os farão ficar no site e conhecerem mais o que a empresa vendedora de portão de madeira de correr tem a oferecer.

Esses conteúdos sempre vão variar dependendo do público e do que eles preferem, alguns exemplos possíveis são:

  • Vídeos;
  • E-books;
  • Animações;
  • Apresentações;
  • Estudos de caso;
  • Entrevistas (pergunta e resposta).

São os modelos de conteúdos que ajudam a melhorar o marketing do site e que possibilitam que o negócio seja reconhecido no mercado em que atua.

Por conta do SEO, bons redatores que produzem conteúdos de qualidade estão sendo mais procurados do que jamais foram antes. 

Ferramentas essenciais para uma estratégia de SEO

Finalmente, conheça a seguir algumas das ferramentas mais relevantes para um site usar e que auxiliarão nas estratégias de SEO da empresa de impressão de flyer sertanejo.

  1. Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta mais conhecida para o SEO do marketing digital, quando ela é conectada com um site, se torna possível ter acesso a métricas de análise de tráfego e também de desempenho.

Assim, o dono do site pode ter acesso a dados sobre número de visualizações ao mês, tráfego referido, audiência, taxa de rejeição, páginas mais vistas, e muitas outras informações.

  1. Google Search Console

Essa outra ferramenta do Google tem o objetivo de diagnosticar e detectar todos os problemas que a página de SEO da web pode ter.

Ela ajuda o dono do site a saber em que posição ele está nos buscadores, e também analisa quais as palavras-chaves que podem gerar os melhores resultados para o negócio.

  1. SEMRush

O SEMRush é a ferramenta usada para otimizar conteúdos de maneira inteligente, ele avalia o desempenho do site destacando o que precisa, como a posição das palavras-chaves e também é usado na escrita dos conteúdos.

Assim como outras ferramentas, ela sugere as melhores palavras-chave para usar durante o texto, analisando elementos como o título, o H1 e H2, entre outras funções.

  1. Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta feita com o objetivo de dar sugestões também de palavras-chave que tenham relação com as ideias do conteúdo.

Além disso, ela permite analisar o volume de buscas de cada palavra-chave sugerido, assim como o nível de concorrência e o custo de cada uma por clique.

  1. Keyword Planner

Essa ferramenta é um planejador de palavras-chave focado nelas para mídias pagas, mas que pode ajudar um tipo de produção de conteúdos orgânicos para sites.

O Keyword Planner gera palavras-chave buscando os melhores termos que o negócio fabricante de bancos e cadeiras para igrejas pode usar para seus textos.

  1. Keyword Explorer

O Keyword Explorer é a ferramenta de uma das empresas mais especializadas em SEO no mundo todo. Ela é muito completa e ajuda as pessoas na definição de palavras-chave e na análise das páginas segundo suas posições.

A ferramenta apresenta dados sobre cada um dos termos, desde o volume e as dificuldades que podem aparecer, até as oportunidades e o potencial.

  1. Google Pagespeed

O Google Pagespeed analisa a velocidade de carregamento do site e dá uma nota para ele, além disso, fornece orientações totalmente detalhadas de como melhorar esse e outros aspectos do site.

Como a otimização da velocidade do site em aparelhos mobile, por exemplo. Essa ferramenta é 100% gratuita e muito intuitiva. Porém, para um bom entendimento dos pontos e para a execução das correções, é necessário um curso de otimização de sites ou se o seu site for WordPress, recomendamos a contratação de um especialista WordPress para isso.

  1. Check My Links

O Check My Links é como uma extensão Google Chrome, ele identifica links inválidos e inúteis nas páginas. 

Apesar de existir em outras ferramentas, essa é a mais útil e ainda possibilita um check up mais rápido que qualquer outra.

  1. Linkstant

Com o linkstant, sempre que o site for citado em qualquer outro site, será possível receber uma notificação. Assim, será possível saber sobre cada um dos backlinks que o site recebe, podendo analisar a relevância e abrangência do site.

Considerações finais

Portanto, as estratégias de SEO é o marketing focado no conteúdo devem sempre estar ligados, isso ajuda a melhorar as classificações de um site e o tráfego dele.

Como atualmente existem inúmeras ferramentas para auxiliar nessas estratégias, o dono de um site deve se atentar sobre as mais efetivas e usá-las sempre que precisar.

Elas ajudam a elaborar o melhor conteúdo baseado nas melhores palavras-chave e a fazer a análise geral do site sobre cada ponto, permitindo que todos sejam otimizados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.