João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 31.9ºC
Patos 35.72ºC
IBOVESPA 127486.45
Euro 6.1195
Dólar 5.7778
Peso 0.0058
Yuan 0.7989
SEO: ferramentas que auxiliam essa estratégia
08/08/2022 / 15:56
Compartilhe:

O SEO é um termo que tomou um espaço importante na cabeça de muitos empreendedores na era digital em que se vive. Dado que, muitas empresas têm migrado para a internet e, assim, estão usando e abusando de estratégias de marketing para alavancar suas vendas.

Negócios de variados ramos se tornaram digitais, em diversos aspectos. Como uma empresa de cordão para credencial personalizado pode se digitalizar de diversos modos, vendendo seus produtos presencialmente ou digitalmente como um e-commerce.

E isso tudo porque esses dois últimos anos foram marcados por vários negócios em crescimento no digital, e também pelo reconhecimento de que marcar presença na internet é crucial no século XXI.

Empresas que fornecem serviço de piso elevado para banheiro precisam ter seu serviço disponível na internet. Os clientes estão no digital, as pessoas estão mais conectadas que antes, qualquer empresa precisa de um site minimamente feito, rápido e bem organizado.

Com esses hábitos dos consumidores direcionados cada vez mais para o digital, ter uma estratégia de SEO certa é o que vai dar garantia a visibilidade da sua marca, em meio à tanta concorrência e, assim, elevar suas chances de vendas.

Pode parecer irreal, mas o novo consumidor é digital, pois tudo está mais digitalizado hoje. Até serviços de acompanhante de idoso precisam estar alocados na internet, pois se as pessoas quando querem algo, hoje em dia, elas pesquisam no Google.

Se elas acharem a empresa lá, com toda certeza colocarão ela como prioridade na lista de opções, e, se a sua marca tiver o melhor site, ele será o escolhido. Os consumidores não têm paciência para esperar um site carregar, eles querem agilidade, por isso, usam o digital.

Se a empresa oferecer curso para cuidador de idoso, provavelmente, as pessoas irão optar pelo seu curso, pois ele está totalmente digitalizado e tem fácil acesso. Muitas pessoas não têm tempo de ir até um local físico cursar algo, e o digital resolve isso.

Afinal, uma empresa que não é vista na internet é como se nem mesmo estivesse no mercado. Como dito, as pessoas preferem empresas que estão digitalizadas. Não há mais margem para dúvidas, o digital é por onde sua empresa vai crescer, então, invista nele.

Aposte em estratégias corretas como o SEO, que é o método que esse artigo explicará. Para entender como funciona e como aplicar no seu negócio, não deixe de ler este artigo até o fim.

Conceito de SEO

O SEO, ou Search Engine Optimization, trata-se de um aglomerado de estratégias de marketing digital que focam em posicionar seu site, blog, e-commerce ou aplicativo nos primeiros resultados das procuras orgânicas dos usuários nas ferramentas de busca.

É como uma empresa de transferência de veículo faz para aparecer nas buscas do Google, ou outros buscadores, em primeiro lugar. Essas técnicas são as mais usadas hoje em dia, são eficazes e, muitas vezes, geram conversões muito boas para as empresas.

Em outras palavras, as estratégias de SEO funcionam para que, quando um usuário fizer uma procura no Google, por exemplo, sua empresa surja entre as primeiras páginas de resultados, de modo especial na primeira, estimulando que este usuário clique no site.

Empresas de bem nascidos personalizados, podem utilizar sem medo essas estratégias, dado que há várias palavras-chave relacionadas a este tipo de negócio.

Isso porque um site otimizado para SEO faz o Google, Bing ou qualquer outro motor de procura compreender que seu site tem as respostas mais importantes para a pesquisa do usuário, o que é muito bom para qualquer negócio existente.

Como funciona o SEO?

Para compreender como funciona o SEO, primeiro precisa-se falar dos motores de procura onde essas estratégias se aplicam. Entre elas, estão o Google, Yahoo!, Baidu, YouTube e o Pinterest, que é o mais recente.

Vê-se que uma empresa de engradado de madeira para transporte, tem várias opções para trabalhar suas estratégias de SEO, por exemplo. As ferramentas de busca funcionam com fundamento em algoritmos responsáveis por ler toda a estrutura das paǵinas.

Assim, eles os nivelam, como “mais ou menos” relevantes, de acordo com as pesquisas dos usuários, que geralmente se chama de ranqueamento.

Os algoritmos, então, ordenam as páginas de modo que os mais relevantes fiquem nas primeiras posições da ferramenta de busca.

Assim, os menos importantes vão sendo ranqueados mais abaixo, e até mesmo nos outros sites de pesquisa, onde nenhum usuário comumente chega.

Por isso, uma empresa de higienização de poltronas precisa fazer toda a estrateǵia de forma correta, para que possa ser posta como relevante pelos algoritmos.

Certos estudos, recomendam que os sites apareçam entre as três primeiras posições da busca do Google, por exemplo, recebendo 30% dos cliques dos usuários da ferramenta.

Em oposição, só 0,78% dos usuários clicam em algum site que aparece na segunda página de resultados. E é aí, que entram na jogada as estratégias de SEO, que deixam seu site com a estrutura e informações ideais para ser visto muito bem pelos algoritmos.

É necessário saber que não só os conteúdos escritos são importantes para o ranqueamento dos sites nos motores de procura. Outros fatores, como a velocidade do site e sua otimização para dispositivos móveis, por exemplo, são pontos a favor disso.

Isso também precisa ser parte do planejamento de SEO, neste contexto, do SEO técnico mais especificamente, pois é mais direcionado para os desenvolvedores e programadores.

Fatores para o ranqueamento de SEO

Há centenas de fatores de ranqueamento conhecidos hoje pelos estudiosos que procuram compreender como funcionam os algoritmos dos buscadores.

Vale pontuar que, em seguida, serão destacados alguns referentes ao Google, pois este motor de busca domina mais de 90% do cenário nacional e internacional de buscas. Alguns desses fatores alcançam:

  1. A autoridade do seu domínio;
  2. Buscar a Intenção de busca dos usuários;
  3. Fazer melhorias constantes nas páginas;
  4. Ter alguns backlinks;
  5. Mais domínios de referência;
  6. Procuras diretas pelo domínio do seu site.

É necessário estudar cada um dos pontos de ranqueamento para, assim, construir as estratégias de SEO corretas. Nem sempre é possível preencher todos os fatores de primeira.

Mas, quanto mais seu site tiver melhorado para os robôs do Google, bem como para os usuários, mais possibilidades de ser ranqueamento ele terá.

Como aprimorar o ranqueamento no Google

Para começar a construir sua estratégia de SEO, primeiro, a pessoa precisa fazer a definição de quais são os objetivos dela.

Se é aumentar o tráfego do site, produção de leads, reter clientes da base, fazer o lançamento de produtos, atrair participantes para algum evento ou qualquer outro objetivo.

Segundo, a pessoa precisa saber muito bem o público que ela quer. Por isso, a construção de uma ou mais personas é muito essencial.

A persona é um personagem fictício que tem as características do seus clientes. Ela ajuda a compreender quais são os hábitos e desejos dos usuários.

Desse modo, o indivíduo consegue entender o que realmente é importante para o seu público-alvo para procurar as melhores palavras-chave, e escrever os conteúdos mais interessantes e ideais para o seu foco.

Porém, o principal é contar com todos os softwares e aplicativos corretos. São esses instrumentos que irão fazer toda a diferença no SEO da sua estratégia.

Esses softwares de SEO têm a capacidade de monitorar sua presença no digital, identificar tendências, e até mesmo podem analisar seu site como se fosse um robô do Google para achar onde estão os gargalos que urgentemente precisam ser corrigidos.

Ferramentas para auxiliar nas estratégias de SEO

O SEO pode não ser algo muito fácil de ser feito, mas com força de vontade, paciência e auxílio das ferramentas que vão ser mostradas a seguir, qualquer pessoa poderá se tornar uma especialista em SEO.

Deste modo, ela poderá realizar a otimização do seu site e dar a garantia que ele fique bem posicionado ao longo das buscas feitas pela sua persona.

Se a sua empresa precisa conhecer ferramentas gratuitas, para ajudar suas estratégias de SEO, veja a seguir as principais ferramentas que estão preparadas para ajudar.

  1. Semrush;
  2. Screaming Frog;
  3. Ubersuggest;
  4. Google Search Console;
  5. Ahrefs;
  6. E, por fim, o Google Analytics.

Essas são as ferramentas mais usadas, e que são gratuitas, pelas empresas que realizam estratégias de SEO.

Conclusões finais

Como foi visto, as estratégias de SEO exigem ser muito bem feitas para que o negócio consiga ter visibilidade nos motores de procura e atingir seus objetivos.

As palavras-chave que mais funcionam para o seu ramo de mercado, certas lacunas existentes entre a sua plataforma e as dos seus concorrentes, modos de ter backlinks, construir conteúdos otimizados para SEO, e vários outros parâmetros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.