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SEO: Saiba como essa estratégia pode ajudar em seu negócio
17/08/2022 / 14:22
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SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias que otimizam as páginas para que elas sejam posicionadas entre os primeiros resultados de pesquisa.

Em português, seu nome significa otimização para os motores de busca, sendo fundamental para que o negócio consiga ter mais visibilidade e capacidade de atrair visitantes de maneira orgânica.

O Google se tornou o principal motor de busca da internet, e analisa uma série de fatores para indexar as páginas entre os resultados. Todos eles são fundamentais para determinar a importância de uma página e como ela vai aparecer nos resultados.

As marcas precisam investir em SEO por meio de conteúdos relevantes para seu público e com isso ter seus sites considerados como confiáveis e relevantes pelos mecanismos de pesquisa.

O marketing digital possibilitou que negócios de todos os tamanhos e segmentos pudessem divulgar seus produtos e serviços, mas ao mesmo tempo, aumentou a competitividade entre as marcas.

Também fez com que o consumidor moderno se tornasse mais exigente, mudando seus hábitos e comportamentos em relação às compras.

Neste artigo, veja quais são as métricas que o Google analisa, a importância de investir em SEO, como usar essa ferramenta e quais são as vantagens da técnica.

Métricas que o Google analisa

Para considerar se uma página é boa ou não para aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa, o Google analisa uma série de métricas importantes, como:

  • Autoridade de página;
  • Autoridade de domínio;
  • Relevância dos links;
  • Qualidade do conteúdo;
  • Palavra-chave;
  • Velocidade de carregamento.

O Google oferece uma nota de 0 a 10 para a autoridade de uma página, e essa nota está baseada na qualidade e quantidade de links que o canal recebe.

Outro fator importante para ele ao analisar o site de uma empresa de plano diretor estratégico é a autoridade de domínio, oferecendo uma nota de 1 a 100 e quanto maior ela for, mais autoridade de domínio o site terá.

Quanto à relevância dos links, trata-se de menções provenientes de blogs de empresas relevantes e que atuam em mercados complementares ao do negócio, e uma das formas de conquistá-los é por meio de guest post.

A qualidade do conteúdo que a empresa pública em seu canal também é fator primordial para seu ranqueamento, por isso, nunca se deve copiar integralmente materiais publicados em outras páginas.

Eles até podem servir de inspiração, mas a cópia prejudica severamente a qualidade do seu conteúdo. Além disso, ele precisa abordar o assunto com profundidade e de maneira completa.

O buscador também avalia a palavra-chave usada na página, no título do material e em seu conteúdo. Por exemplo, se uma gráfica usar o termo “banner personalizado para lanchonete”, precisa fazer com que ele faça sentido em todo o texto.

É fundamental que as palavras-chave ocupem lugar de destaque no conteúdo, pois isso ajuda a plataforma a identificá-la com mais facilidade.

Uma boa velocidade de carregamento não pode ultrapassar os 2 segundos, caso isso aconteça, acaba prejudicando a experiência do usuário e uma das prioridades do Google é oferecer experiências cada vez mais positivas.

Por isso, na hora de inserir imagens, GIFs, dentre outros elementos pesados, tome muito cuidado para não prejudicar o carregamento.

Vários outros fatores são considerados pelo buscador, como o tempo de permanência na página, design responsivo, otimização das imagens, atualização dos conteúdos, arquivos multimídia, usabilidade e certificado SSL.

Importância do SEO para as empresas

O principal objetivo dessa estratégia é garantir que a página se torne mais relevante para os usuários do Google. Isso significa que na hora de colocá-la em prática, é necessário oferecer a melhor resposta para o que foi pesquisado.

Mas a real importância do SEO para um escritório especializado em projeto arquitetônico de reforma e ampliação está relacionada aos objetivos que ela pretende alcançar no meio digital.

Para as organizações que desejam ser notadas e se tornar uma referência em seu mercado, investir nessa prática é indispensável.

Um dos setores mais beneficiados pelas estratégias de SEO é o de atendimento, isso porque tanto o público quanto a empresa conseguiram os melhores resultados.

Os negócios vão atrair visitantes qualificados e que realmente se interessam por seus produtos e serviços. Tendo em vista que o foco dessa prática é aumentar a relevância e a eficácia dos conteúdos, promove uma maneira clara e direta de se comunicar.

Uma marca precisa se relacionar da melhor forma possível com o público, mas se ela não souber o que as pessoas precisam, vai acabar perdendo oportunidades de visitas para seus concorrentes.

Por outro lado, ao investir em SEO, seus materiais vão atender exatamente às necessidades do consumidor. É assim que uma empresa de serviço de entrega de presentes vai se posicionar como autoridade naquilo que faz.

Consequentemente, a organização vai se aproximar do público, e quanto maior a aproximação, mas ela consegue compreendê-lo e desenvolver materiais compatíveis com suas expectativas.

Como aplicar as estratégias de SEO

Agora que você já sabe por que o SEO é tão importante para as empresas, chegou o momento de saber como aplicar suas estratégias.

A primeira coisa que precisa ser feita é um bom planejamento, ou seja, antes de iniciar os trabalhos, faça um estudo completo para definir os objetivos que pretende alcançar e conhecer o perfil do público.

Também é necessário saber quais são os locais e a maneira como a estratégia será aplicada, procurando observar como os concorrentes atuam nesse sentido. Isso vai ajudar a empresa a reduzir as falhas e aumentar sua eficácia.

Outro ponto importante é contar com uma boa equipe, pois profissionais qualificados garantem o sucesso das estratégias de SEO.

Uma empresa de monitoramento veicular em tempo real deve compreender que as mudanças na avaliação do Google são frequentes, mas com ajuda de uma boa equipe, é possível estar constantemente atualizado.

Mas, não basta simplesmente colocar as estratégias em ação, tendo em vista a necessidade de monitorar os resultados.

A melhor forma de saber se o negócio vai obter seus propósitos, é por meio do acompanhamento de métricas e resultados. Só que é fundamental trabalhar dessa forma desde o início, depois isso evita falhas que passam despercebidas.

Caso identifique alguma necessidade de ajuste, veja quais são as mudanças necessárias para garantir o sucesso da prática, sem precisar começar tudo de novo.

Vantagens do SEO

Investir em SEO traz muitas vantagens para as empresas, e dentre as que mais se destacam estão:

Mais espaço no meio digital

O site de um fabricante de aeronave leve esportiva é seu patrimônio na internet, e é por meio dele que a marca mostra as vantagens que pode oferecer, além da possibilidade de vender seus produtos e serviços.

Isso ressalta a necessidade de ampliar os conteúdos, usar as palavras-chave adequadas e preparar o site para que suas páginas possam alcançar o topo das pesquisas.

Na internet, os negócios concorrem entre si, independentemente de seu porte ou segmento. Quando o usuário faz uma pesquisa, considera como a melhor opção quem aparece entre as primeiras posições.

Superar a concorrência

Investir em SEO é trabalhar com uma estratégia que ajuda a organização a permanecer à frente de seus concorrentes.

Isso acontece porque terá acesso a informações sobre o mercado como um todo, o que inclui os interesses dos consumidores e as ações dos concorrentes.

Com isso, uma empresa de segurança condomínio vai compreender os pontos importantes que ajudam o negócio a obter os melhores resultados.

Facilidade para mensurar

Quando o assunto é marketing digital, é muito importante avaliar as métricas e fazer ajustes para que as estratégias atinjam bons resultados.

Ao investir em SEO dentro do site, avaliar as métricas continua sendo importante, pois é dessa forma que você vai perceber quais são as preferências de clientes e potenciais clientes.

Acompanhar os resultados trazidos por sua estratégia de otimização é indispensável para o negócio e ainda ajuda a conferir o que pode ser mudado e o que é positivo para a organização.

Tornar-se referência

Os conteúdos criados pelas empresas de jardinagem para condomínios precisam ser encontrados pelo público, e investir em SEO faz com que a navegação fique mais fácil, enriquece os materiais e torna a página mais atraente.

Unir a produção de conteúdos de qualidade e SEO é a melhor forma de trabalhar o marketing de atração, aumentar o número de visitas e potencializar as chances de fazer negócios.

Considerações finais

SEO é uma das estratégias de marketing digital mais importantes porque ajuda a corporação a melhorar seu posicionamento nos resultados de pesquisa, e com isso atrair mais pessoas para o site.

Ele precisa fazer parte de seu planejamento de marketing, pois só assim sua marca vai alcançar novos patamares nas web.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.