João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 24.58ºC
IBOVESPA 128106.1
Euro 5.3598
Dólar 5.0153
Peso 0.0058
Yuan 0.6942
“Sertão precisa de gestores com mais capacidade técnica do que política”, diz Sérgio Queiroz
26/03/2022 / 17:02
Compartilhe:

Em viagem por dez cidades ao Sertão da Paraíba, o pré-candidato ao Senado pelo PRTB, Sérgio Queiroz, declarou que a Região precisa de gestores e vozes com mais capacidade técnica do que simplesmente políticos de carreira para tratar das questões centrais do semiárido paraibano e nordestino. A viagem ao Sertão será encerrada, na tarde deste sábado (26), no Sítio Mufumbo, distrito de Pombal.

“O que mais precisamos, agora, com a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco, no Sertão, é de menos política e de mais técnicos para resolver esses grandes problemas da Região, que tem sido adiada há tanto tempo. Nesses dias, vi e também ouvi de lideranças e dessa gente forte do Sertão o quanto temos de potencialidades e de vocações para transformar economicamente essa região da Paraíba como uma área mais próspera e desenvolvida do Estado. Temos, por exemplo, esse lindo Vale da região de Sousa e as suas várzeas, que podem ser um celeiro para o Brasil e o mundo de alimentos, com a conclusão da Transposição do Rio São Francisco, temos ainda paisagens exuberantes e até pegadas de dinossauros, que podem também ser melhor explorados como turismo ecológico nacional e internacional, gerando milhares de empregos e de renda para essa linda e sofrida Região, que em nada deve às demais do Estado”, declarou.

Foto: Divulgação

REGIÃO COM POTENCIAIS E VOCAÇÕES 

Além dos potenciais agrícolas e turísticos, Sérgio Queiroz revelou que a região também tem um enorme potencial em gerar energia renovável. “Podemos construir muito mais parques de energia solar, por exemplo, pois temos incidência do sol o ano todo. Infelizmente, já perdemos a vocação do algodão, mesmo tendo o segundo melhor solo para o cultivo, e, mais recentemente, da produção do coco de Sousa, que é conhecido nacionalmente por sua qualidade. Contudo, não podemos perder a esperança de reverter tudo isso. Para tanto, precisamos de gestores com visão, com planejamento e capacidade técnica e que buscam o bem comum e não os seus próprios interesses”, declarou Sérgio Queiroz em suas palestras, reuniões com associações e em entrevistas nas rádios locais.

MAIOR PRESENÇA DA SUDENE NO SERTÃO

Em conversas com empresários e lideranças de Cajazeiras e de Sousa, o pré-candidato ao Senado defendeu uma maior presença e também atenção da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) para projetos da Região do Semiárido nordestino, ou seja, para o interior, incluindo os municípios do Sertão da Paraíba.

“Defendo que a Sudene deve direcionar mais os seus recursos para a industrialização do semi-árido nordestino, que é a região mais carente de indústrias, mesmo tendo potenciais como, por exemplo, os segmentos da ovinocaprinocultura, o de laticínios na região de Sousa e também na produção de energias renováveis. Contudo, um dos empecilhos tem sido a falta de planejamento e de elaboração de bons projetos. Ou seja, a questão técnica tem sido mais uma vez a maior carência da região e não a política em si. Precisamos criar consultorias públicas em parcerias com outros órgãos para que os empreendedores e gestores do Sertão da Paraíba possam ter acesso para planejar e elaborar melhor os seus projetos de negócios para a Região na hora de apresentar à Sudene. Temos visto que a faixa litorânea do Nordeste tem se desenvolvido com os seus potenciais turísticos, mas vejo que o interior está ainda carente de indústrias e de investimentos em suas vocações”, apontou pastor Sérgio, como é mais conhecido na Paraíba e nacionalmente como palestrante.

ENCERRAMENTO DA VIAGEM

A viagem de cinco dias ao Sertão da Paraíba será encerrada, neste sábado (26), com a palestra na CDL de Sousa com o tema “Formação Política e Desenvolvimento” ao lado do pré-candidato estadual pelo PRTB, professor Eliabe Afonso. À tarde deste sábado, Sérgio Queiroz, que está acompanhado do pré-candidato a deputado federal, Major Fábio, e do vereador por João Pessoa, Coronel Sobreira, encerra a viagem de cinco dias se deslocando para o sítio Mufumbo, distrito de Pombal, para uma visita à comunidade rural.