O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) determinou o afastamento, por 180 dias, do servidor Irley de Souza Carneiro da Cunha, alvo da segunda fase da Operação Retomada. A decisão foi tomada pelo presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho.
A ação foi deflagrada nesta sexta-feira (16/5) pelo Gaeco, do Ministério Público da Paraíba, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Civil. A operação investiga um esquema de manipulação de decisões judiciais para obtenção de vantagens financeiras indevidas, com foco em ações coletivas que resultavam em descontos irregulares em benefícios previdenciários, principalmente de aposentados e pensionistas do INSS.
Além de Irley, outros nomes citados na investigação são os de Hilton Souto Maior Neto e Guilherme Queiroz e Silva. Entre os investigados, há servidores do Judiciário e advogados.
Com o afastamento, o servidor teve seus acessos aos sistemas judiciais bloqueados e está proibido de entrar nas dependências do Fórum de Caaporã. A Corregedoria-Geral de Justiça foi acionada para tomar as providências cabíveis. A investigação segue em andamento.
+++ LEIA TAMBÉM: