Servidores de hospitais universitários entram em greve na Paraíba
30/03/2026 / 10:20
Compartilhe:
The current image has no alternative text. The file name is: whatsapp-image-2026-03-30-at-10-06-52

Servidores dos Hospitais Universitários Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, e Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande, aderiram à greve iniciada em várias partes do Brasil pela categoria nesta segunda-feira (30). Os serviços foram parcialmente suspensos, e pacientes que já tinham consultas marcadas formaram filas em frente às unidades em busca de orientações.

Em João Pessoa, pacientes relataram falta de comunicação prévia sobre a greve, mesmo com consultas agendadas há pelo menos três meses. De acordo com um funcionário terceirizado responsável pela segurança do HULW, setores como cardiologia, infectologia e epidemiologia permanecem funcionando, enquanto especialidades eletivas, como endocrinologia, e exames como ultrassonografias estão suspensos até maio.

Em Campina Grande, os atendimentos oncológicos foram mantidos, mas o setor ambulatorial sofreu paralisia. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e funcionários administrativos aderiram ao movimento.

Em nota, a gestão da HU Brasil informou que mantém negociações com sindicatos para o acordo coletivo de trabalho referente ao período 2026-2027. Uma nova reunião deve acontecer nesta segunda-feira (30) para uma possível negociação.