24.1 C
João Pessoa
21.9 C
Campina Grande
18.5 C
Brasília

SES inicia operação fumacê no combate às arboviroses

Boletim Epidemiológico aponta crescimento de 285% nos casos prováveis de dengue e de 90% de chikungunya nos primeiros meses de 2022

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia, na próxima segunda-feira (11), a operação conhecida popularmente como carro do fumacê, que emite uma “nuvem” de fumaça para eliminar os mosquitos adultos do Aedes aegypti presentes na região, reduzindo assim a chance de propagação de doenças como dengue, zika e chikungunya.

O Boletim Epidemiológico 04 (BE 04) sinaliza um acréscimo de 285% nos casos prováveis de dengue e de 90% de chikungunya nos primeiros meses de 2022, se comparados ao mesmo período de 2021.

Leia Também

A programação inclui 23 cidades que recebem a intervenção contando com quatro novos veículos UBV (Ultra Baixo Volume acoplado a veículos), que agora totalizam dez carros utilizados em todo estado. Entre 11 e 14 de abril, serão contemplados os municípios de Logradouro, Caiçara, Alagoinha, Pombal, Jacaraú, Pilõezinhos, Pedro Régis, Brejo do Cruz, Assunção e Lagoa de Dentro. A partir do dia 19 de abril, recebem o carro fumacê as cidades de Araçagi, Boa Vista, Brejo dos Santos, Cruz do Espírito Santo, Dona Inês, Duas Estradas, Passagem, Riacho de Santo Antônio, São José de Espinharas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Serra Redonda, Serraria e Umbuzeiro.

O Boletim Epidemiológico 04 indica que as localidades de Aguiar, Areia, Bananeiras, Belém, Boa Ventura, Cacimba de Dentro, Coremas, Cubati, Dona Inês, Fagundes, Guarabira, Gurjão, Jericó, Lagoa, Lagoa de Dentro, Logradouro, Massaranduba, Nova Floresta, Olivedos, Pedra Branca, Pedra Lavrada, Quixaba, São João do Cariri, São José do Brejo do Cruz, São José do Sabugi, Serra da Raiz, Sertãozinho, Solânea, Tenório e Umbuzeiro apresentam grande risco de transmissão de arboviroses e isso provocou a ampliação da estratégia do fumacê.

Segundo a secretária de Saúde, Renata Nóbrega, “são 30 municípios com índice do LIRAa acima de 300, que pelos parâmetros do Ministério da Saúde corresponde à sinalização de epidemia”. A ameaça é calculada através do LIRAa — Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, que fornece dados de indicadores entomológicos e permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti em cada localidade.

Renata Nóbrega destaca que a estratégia do fumacê deve ser simultânea com as demais ações de controle. “Essa operação é uma ação complementar que visa interromper a cadeia de transmissão do vírus. É importante reforçar a necessidade do envolvimento da população no controle e eliminação dos criadouros do mosquito que se multiplica através de depósitos de água parada”, lembrou.

No ano de 2022 foram registrados 3.461 casos prováveis de dengue, 2.062 casos prováveis de chikungunya e 121 casos prováveis da doença aguda pelo vírus zika. Totalizando as três arboviroses, a Paraíba registra 5.644 casos prováveis no ano de 2022. No mesmo período, o estado registrou quatro óbitos suspeitos de arboviroses, dos quais dois óbitos continuam em investigação (Queimadas e Boa Ventura) e os outros dois considerados como descartados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

DO SERTÃO AO LITORAL: A agenda de shows do São João 2022 nos municípios da Paraíba

Depois de dois anos sem os grandes eventos públicos de São João, a Paraíba se prepara para dançar muito forró e reunir gente de...

Inscrições para o SiSU 2022.2 começam nesta terça-feira (28); Paraíba tem mais de 4,9 mil vagas

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), referente ao segundo semestre de 2022, começam às 0h desta terça-feira (28) e seguem até...

VÍDEO: Influencer morre após cair de prédio com mais de 180 metros em João Pessoa

Uma mulher morreu após cair do prédio Tour Geneve na tarde desta terça-feira (7), em João Pessoa. O caso foi registrado no bairro Altiplano. O...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#