João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 27.48ºC
IBOVESPA 125124.3
Euro 5.5359
Dólar 5.2027
Peso 0.006
Yuan 0.7184
Sessão especial da CMJP celebra os 60 anos do Hospital Napoleão Laureano
10/03/2022 / 09:42
Compartilhe:

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta quarta-feira (09) uma sessão especial em comemoração aos 60 anos do Hospital Napoleão Laureano. A solenidade foi realizada no plenário da Casa e reuniu políticos e representantes da unidade hospitalar da capital.

O autor da propositura, vereador Milanez Neto (PV) falou da importância do hospital para a população paraibana. “Hoje na condição de parlamentar, tenho muito o que agradecer ao Hospital Napoleão Laureano e sei que a cidade de João Pessoa também faz esse reconhecimento da importância desse hospital que de forma humanizada é responsável por salvar tantas vidas”.

Presidente da Fundação Napoleão Laureano, mantenedora do hospital, Marcelo Lucena Filho externou o sentimento de estar na Casa Napoleão Laureano e poder comemorar os 60 anos do hospital que carrega o mesmo nome.

“São 60 anos de muitas vitórias, mesmo ao longo desse tempo o hospital tendo sofrido muitos estigmas. Hoje, todos os serviços de combate ao câncer são oferecidos pelo hospital que é referência no Nordeste no tratamento do câncer, através de tecnologia e com o diferencial da humanização por parte dos profissionais. A CMJP vem sendo parceira do Laureano, por meio das emendas destinadas pelos vereadores que fazem a diferença na manutenção da unidade hospitalar”, afirmou.

Para Carneiro Arnaud, ex-presidente da Fundação Napoleão Laureano, o reconhecimento recebido pelo hospital é a demonstração do apoio das autoridades. “Hoje o Laureano completa 60 anos e outros anos de vitórias virão, pois, os profissionais que estão lá continuam dedicados e os que chegam também estão imbuídos dos mesmos propósitos de fazer o Hospital Napoleão Laureano uma unidade dedicada ao tratamento da pessoa com câncer na Paraíba”, destacou.

História

O patrono Napoleão Laureano foi o primeiro presidente da CMJP após a redemocratização. Liderou a Casa no período de 1949 a 1951, quando se afastou do cargo por ter sido acometido de câncer.

A sua luta contra a doença contribuiu para a fundação do Hospital do Câncer da Paraíba e para a criação da Fundação Nacional do Câncer, no Rio de Janeiro. Em 24 de fevereiro de 1962, foi inaugurado o Hospital do Câncer Napoleão Laureano, em João Pessoa. A CMJP passou a denominar-se “Casa Napoleão Laureano” em 3 de setembro de 1963.