A Paraíba foi destaque nacional no setor de serviços no mês de abril, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (14) pelo IBGE. O estado registrou crescimento de 8,8% no volume de serviços em comparação com o mesmo mês do ano passado, a terceira maior alta do país e a maior da região Nordeste. No Brasil, o avanço médio foi de 1,8%.
O desempenho da Paraíba foi positivo em todos os comparativos. Na comparação entre abril e março deste ano, o estado teve alta de 1,5%, enquanto o Brasil cresceu apenas 0,2%. No acumulado de janeiro a abril, a Paraíba registrou aumento de 6,3%, mais que o dobro da média nacional, que foi de 2,8%.
No ranking nacional, a Paraíba ficou atrás apenas de Tocantins (31,5%) e do Distrito Federal (8,9%), e à frente de Sergipe (8,3%).
De acordo com o IBGE, quatro das cinco atividades do setor de serviços tiveram crescimento no estado. Os maiores destaques foram os serviços de informação e comunicação, impulsionados pelo aumento da receita em áreas como internet, softwares e tecnologia. Também tiveram bom desempenho os segmentos de serviços prestados às famílias (como hotéis e restaurantes), transportes e serviços profissionais, administrativos e complementares.
A Pesquisa Mensal de Serviços acompanha o desempenho do setor no país, considerando empresas com 20 ou mais funcionários que atuam em serviços não financeiros, com exceção das áreas de saúde e educação.