João Pessoa 31.13ºC
Campina Grande 30.9ºC
Patos 36.9ºC
IBOVESPA 122102.15
Euro 6.3412
Dólar 6.085
Peso 0.006
Yuan 0.8344
Setor de serviços mantém crescimento pelo 5º mês seguido na Paraíba, indica IBGE
18/10/2021 / 18:10
Compartilhe:

O setor de serviços manteve crescimento pelo quinto mês seguido na Paraíba. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que em agosto o indicador paraibano registrou crescimento de 0,9% sobre julho. A Paraíba registrou alta mais elevada que o volume de serviços prestados no Brasil, o qual avançou 0,5% em agosto.

Em julho, 16 das 27 unidades da federação tiveram crescimento no volume de serviços, na comparação com o mês anterior. Na comparação com agosto de 2020, o volume de serviços expandiu 16,7%, enquanto no acumulado de janeiro a agosto, o indicador apresentou crescimento de 11,5% sobre o mesmo período do ano passado.

Segundo o IBGE, quatro das cinco atividades de serviços tiveram alta de julho para agosto: informação e comunicação (1,2%), transportes (1,1%), serviços prestados às famílias (4,1%) e outros serviços (1,5%). A única queda veio dos serviços profissionais, administrativos e complementares, que recuaram 0,4% no período.

De acordo com o instituto, a recuperação do setor tem sido impulsionada pela redução das perdas dos serviços de caráter mais presencial em função do avanço da vacinação e aumento da mobilidade da população.

“O setor de serviços mantém sua trajetória de recuperação em agosto, sobretudo nos serviços considerados não presenciais, mas também nos presenciais, com o avanço da vacinação e o aumento da mobilidade das pessoas. Desde junho do ano passado, o setor acumula 14 taxas positivas e somente uma negativa, registrada em março, quando algumas atividades consideradas não essenciais foram fechadas em meio ao avanço da segunda onda do coronavírus”, disse o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Embora seja a quinta taxa positiva consecutiva, a magnitude de crescimento desacelerou pelo quarto mês seguido. Segundo Rodrigo Lobo, “isso ocorre em função da base de comparação alta que foi construída a partir de junho do ano passado” depois das grandes perdas que o setor sofreu nos primeiros meses de pandemia.

O que é a PMS?

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.