João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 25.9ºC
Patos 28.15ºC
IBOVESPA 129245.39
Euro 6.70691
Dólar 5.9043
Peso 0.00492863
Yuan 0.79735749
Sikêra Jr é condenado a pagar indenização a Globo por ‘incitar ódio’ contra emissora; veja valor
25/01/2025 / 08:15
Compartilhe:

A Globo foi favorecida em uma ação judicial movida contra o apresentador Sikêra Júnior e a TV A Crítica, relacionada a falas consideradas ofensivas feitas entre 2019 e 2020. A decisão, proferida pela juíza Lia Maria Guedes de Freitas, do Tribunal de Justiça do Amazonas, determinou o pagamento de R$ 100 mil à emissora.

De acordo com os autos, Sikêra utilizou seu programa para acusar a Globo de práticas como manipulação política e insinuações de crimes graves, como aliciamento de menores. Em uma das falas destacadas pela emissora, o apresentador afirmou que a Globo “alicia menores” e “está acabando com a família brasileira”.

A decisão judicial destacou que as declarações foram feitas sem evidências, com o objetivo de desmoralizar a emissora e incitar ódio. A juíza afirmou que a conduta do apresentador feriu os deveres constitucionais e prejudicou a reputação da Globo.

A emissora não comentou a decisão judicial. Já o advogado de Sikêra, Rannieri Alves, não respondeu aos contatos até o fechamento da matéria. A sentença, emitida em dezembro de 2024, ainda é passível de recurso.

F5 com informações da Folha de SP