Horas após o resultado do segundo turno presidencial, o atual presidente e candidato derrotado, Jair Bolsonaro (PL) segue em silêncio sobre o pleito que deu vitória a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Desde a noite da eleição, tanto Bolsonaro quanto seus filhos têm se mantido afastados das redes sociais. Ele não ligou para cumprimentar o presidente eleito, como é de praxe no rito político, e evitou receber vários de seus ministros e aliados no Palácio da Alvorada.
A expectativa entre assessores mais próximos é que Bolsonaro se manifeste até esta segunda-feira (31.10). Durante discurso na Avenida Paulista na noite deste domingo, o presidente eleito, Lula disse estar alegre com a recondução à presidência, mas preocupado com a transição do atual governo para sua futura gestão.
“Eu gostaria de estar só alegre. Mas eu estou metade alegre e metade preocupado, porque a partir de amanhã eu tenho que começar a me preocupar com como é que a gente vai governar esse país. Eu preciso saber se o presidente que nós derrotamos vai permitir que haja uma transição, para que a gente tome conhecimento das coisas”, disse.
Bolsonaro é o primeiro presidente da história do país a perder uma disputa à reeleição.