Pela Rede Globo, Silvio de Abreu trabalhou por sete anos como chefe da dramaturgia, cuidando das renovações das telenovelas. Desligado desde março de 2021 da empresa, o autor acaba de assinar um contrato com a HBO Max e será produtor executivo das telesséries.
À frente de grandes obras da dramaturgia desde de os anos 70, Silvio de Abreu se consagrou como um dos maiores nomes no ramo, apresentando grandes obras como “Guerra dos Sexos” e “Rainha da Sucata”.
“Vou atuar como orientador e consultor do projeto de dramaturgia que a plataforma planeja deslanchar no Brasil e no México em 2022. Meu trabalho será selecionar histórias, autores, diretores e atores para uma estrutura de produção contínua de teleséries”, explicou o autor à revista Veja.
Ainda sobre a migração, o autor falou sobre a força do streaming e a revolução que o formato vem causando: “O streaming está fazendo uma revolução. É compreensível que as pessoas que trabalham na TV se interessem, para ampliar sua visibilidade, Não há nada mais sedutor que a possibilidade de fazer uma série ou filme que serão vistos no mundo todo, não apenas na escala limitada da televisão aberta. Os recursos de produção e o dinheiro envolvido são fartos”.
Mesmo com produções em formato de novelas indo para o streaming, o autor afirma que as obras globais não irão perder seu impacto. “A Globo tem os melhores profissionais das novelas, mas já dispensou muita gente que não devia”, e completa: “É o autor, o diretor que parecia não ter muito nome, mas era importante dentro do esquema, é o pessoal de edição, de produção, de figurino, de cenário. Com o enxugamento, esses profissionais estão na praça e vão acabar na concorrência”.
Papel Pop