
O Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool) e a Usina Miriri realizaram, nesta terça-feira (25), uma visita à Escola de Ensino Infantil Santa Emília, localizada na área da usina, no município de Santa Rita. O educandário, que atende cerca de 70 alunos da comunidade das imediações, adota a metodologia do Movimento Abraçar, projeto pedagógico voltado à formação ética e emocional das crianças.
O encontro reuniu a coordenadora do Movimento Abraçar, Viviane Krepk, que veio de Campinas (SP) para compartilhar experiências com as professoras e a diretora, além do presidente executivo do Sindalcool, Edmundo Barbosa, da prefeita de Capim, Carlyanne Borba, e de representantes da direção da Miriri, como a acionista Ivanize Cavalcanti de Morais e o gestor de Recursos Humanos Mailton França.
Durante a atividade, os presentes puderam conhecer mais sobre as práticas do Movimento Abraçar, iniciativa que tem como base valores universais como amor, paz, verdade, ação correta e não violência. A metodologia, desenvolvida inicialmente em Campinas, busca promover um ambiente escolar mais acolhedor e voltado para o desenvolvimento integral da criança.
Segundo a coordenadora Viviane Krepk, a proposta tem como objetivo “fortalecer a cultura de paz desde os primeiros anos de vida, com atividades que estimulam empatia, respeito e cooperação no ambiente escolar”.
“ O Movimento Abraçar é um projeto de valores que trabalha o amor, paz, verdade, ação correta e não violência na primeira infância, que é onde acontece a formação do caráter da criança. Por meio do Movimento Abraçar, trazemos a proposta de uma infância potente e humana ”, disse Viviane.
A diretora Elisama Correia da Silva observa os benefícios da metodologia para os alunos. “ Esse movimento contribui muito para o emocional da criança, ela fica menos agressiva, mais receptiva, a amizade flui melhor e não há bullying. Quando há alguma contrariedade entre os alunos, eles pedem desculpa e se abraçam, são crianças muito meigas e vemos que isso contribui para a aprendizagem ”, disse a diretora.
A Escola Santa Emília é dirigida por Elisama Correia da Silva, colaboradora da Usina Miriri, e mantida por meio de uma parceria público-privada entre a empresa e o município de Santa Rita.
A acionista da Usina Miriri, Ivanize Cavalcanti de Morais, ressaltou sua relação afetiva com a escola e destacou que o projeto reflete o compromisso da empresa com a comunidade local. “ Tenho uma relação de amor com a escola Santa Emília, o amor é o sentimento mais puro e verdadeiro que existe. Amo as crianças que estudam aqui e penso no futuro delas. Depois que o Movimento Abraçar foi implementado, vemos o cuidado, o amor e a atenção, penso que as crianças aqui estão muito bem. Essa é uma região agrícola e muito carente, então, além do ensino pedagógico, ensinamos valores e criamos cidadãos exemplares para o futuro ”.
A visita também contou com a participação da prefeita de Capim, Carlyanne Borba, que elogiou a iniciativa e revelou o interesse do seu município em implantar o Movimento Abraçar na rede pública de ensino, já amparado por legislação municipal desde 2019. Carlyanne também revelou que suas irmãs foram alunas da Escola Santa Emília.
“ Educação transforma. E o Movimento Abraçar traz toda essa transformação junto, pois tem o amor, a paz, a união, a harmonia e tem o intuito de transformar o interior de cada aluno. Esse é o nosso objetivo para a cidade de Capim: levar a metodologia aos alunos da educação infantil e dar continuidade às demais escolas ”, disse a prefeita.
Carlyanne já assinou o Pacto Paraibano pela Primeira Infância e agora receberá apoio do Movimento Abraçar na elaboração do Plano Municipal Pela Primeira Infância.

Para o presidente executivo do Sindalcool, Edmundo Barbosa, o encontro reforça o papel social das usinas associadas ao sindicato. O Sindalcool criou o “Observatório da Primeira Infância e a Transição Energética” para lançar luz sobre a importância da primeira infância e destacar as boas práticas desenvolvidas no campo da educação infantil.
“ O Observatório da Primeira Infância tem justamente a proposta de educação sobre valores. A maioria dos municípios está, hoje, produzindo seus planos municipais para a primeira infância. A oportunidade de acrescentar, somar e construir é o que o Movimento Abraçar traz como contribuição para a construção desses planos ”, disse Edmundo Barbosa.
O Movimento Abraçar foi idealizado pela Associação Douglas Andreani e funciona desde 2004 na Creche Monte Cristo, em Campinas (SP). O projeto tem como objetivo fornecer bases para a formação do caráter na educação infantil, por meio de uma rotina pedagógica voltada aos valores humanos.
Os valores trabalhados — amor, paz, verdade, ação correta e não violência — são vivenciados diariamente pelas crianças por meio de oficinas complementares, como:
Acolhimento;
Meditação (“Acalmar o coração”);
Círculo do Amor;
Hora do Conto;
Práticas Compartilhadas;
Momento Cívico;
Mostra de Artes;
e Aniversariante do Mês.
A metodologia é hoje uma referência para práticas educativas voltadas à formação integral da criança e ao fortalecimento da cultura de paz.
O Sindalcool destaca a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o Pacto Paraibano pela Primeira Infância, como essencial para o desenvolvimento das crianças.
Lançado em 2025, o pacto busca unir esforços e promover ações integradas em prol do desenvolvimento integral da infância, estimulando a colaboração entre instituições públicas, privadas e da sociedade civil.
A proposta do TCE é criar um espaço colaborativo para compartilhar boas práticas e experiências bem-sucedidas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das crianças paraibanas, assegurando-lhes oportunidades de desenvolvimento pleno.
📎 Conheça o portal: https://tce.pb.gov.br/portalprimeirainfancia/