João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 28.61ºC
IBOVESPA 142348.7
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Sindalcool homenageia Mitsui Gás na abertura do Festival do Japão na Paraíba
11/09/2025 / 09:01
Compartilhe:
De acordo com o Sindalcool, a escolha reconhece as contribuições da companhia para a descarbonização da matriz energética brasileira, por meio da distribuição de gás e da promoção do biometano

O Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool) irá homenagear a empresa de origem japonesa Mitsui Gás e Energia do Brasil durante a solenidade de abertura do XX Festival do Japão na Paraíba, nesta sexta-feira (12), às 18h, no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. A cerimônia de abertura tem entrada gratuita.

De acordo com o Sindalcool, a escolha reconhece as contribuições da companhia para a descarbonização da matriz energética brasileira, por meio da distribuição de gás e da promoção do biometano como utilidade essencial para o desenvolvimento sustentável de indústrias e cidades.

O biometano pode reduzir em até 99% as emissões de CO₂ quando comparado ao gás natural fóssil, sendo considerado uma alternativa estratégica para a transição energética do Brasil.

No ano passado, o Sindalcool homenageou a Toyota do Brasil durante o festival, em reconhecimento às iniciativas da montadora no campo da mobilidade sustentável com o uso do etanol.

Paraíba pode se beneficiar com acordo entre Mercosul e Japão

Recentemente, representantes de setores industriais do Brasil e do Japão retomaram as negociações para ampliar as relações comerciais entre os dois países.

O Japão busca diversificar fornecedores de alimentos, energia e insumos industriais, e o Brasil tem dez produtos prioritários com alto potencial nas negociações: carnes (bovina, frango e suína), café, celulose, soja, milho, açúcar, etanol e biocombustíveis avançados.

A redução tarifária e o reconhecimento de certificações de baixo carbono podem abrir espaço para maior competitividade brasileira frente aos Estados Unidos, União Europeia e países do Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica (CPTPP).

Estados como Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Espírito Santo podem ganhar protagonismo em nichos como etanol, açúcar, cafés especiais e energias renováveis, enquanto províncias japonesas fora do eixo Tóquio–Osaka, como Okinawa, Hokkaido e Kyushu, despontam como parceiras estratégicas.

Sobre a Mitsui Gás

A Mitsui Gás e Energia do Brasil é uma holding operacional controlada pela Mitsui & Co. Ltd., empresa multinacional japonesa, com sede no Rio de Janeiro e filial em São Paulo. Presente no país desde 1990, a empresa atua no setor de distribuição de gás e, nos últimos anos, ampliou seus investimentos em biometano, incluindo a criação da joint venture GeoMit Participações S.A., dedicada ao desenvolvimento de negócios nesse segmento.

Em 2023, a empresa consolidou sua atuação ao se tornar acionista da Norgás S.A., reforçando sua estratégia de inovação no setor energético.

Sobre o Festival do Japão na Paraíba

Organizado pela Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba (ACBJ-PB), o evento chega à 20ª edição celebrando também os 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão.

A programação acontece nos dias 12 (abertura às 18h, gratuita), 13 e 14 de setembro (10h30 às 19h, mediante ingresso), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.

O festival reúne apresentações culturais, oficinas de artes japonesas, exibições de artes marciais, culinária típica, desfiles de cosplay, karaokê e outras atividades para todas as idades.

Para ingressos e programação completa clique aqui