O Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool da Paraíba (Sindalcool) participou ativamente do Fórum Nordeste 2025, realizado na última segunda-feira, no Mirante do Paço, Bairro do Recife, em Recife-PE. O evento, promovido pelo Grupo EQM, reuniu empresários, especialistas e autoridades para discutir os rumos da transição energética no Brasil.
Durante o encontro, dirigentes do Sindalcool foram premiados e integraram painéis estratégicos que abordaram o futuro do setor sucroenergético e as perspectivas do mercado de bioetanol.
O diretor-presidente da Miriri e presidente do Conselho do Sindalcool, Gilvan Celso Cavalcanti de Morais Sobrinho, recebeu o Prêmio Nordeste 2025. O reconhecimento também foi concedido a José Bolivar Melo Neto, diretor da Japungu Agroindustrial, maior produtor de bioetanol e associado do Sindalcool.
No painel “Um overview da produção de etanol de milho no Brasil”, o presidente executivo do Sindalcool, Edmundo Barbosa, levantou o debate sobre a necessidade de ampliar a educação do consumidor para aumentar o uso do bioetanol em substituição à gasolina. “Apenas cerca de 20% da frota faz uso contínuo do etanol. O desafio central é educar o consumidor para migrar de forma consciente para uma alternativa limpa e sustentável”, afirmou Barbosa.
O painel contou ainda com a apresentação de Gustavo Mariano, vice-presidente comercial de etanol da Inpasa, e mediação de Guilherme Nolasco, presidente executivo da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), que destacou o pioneirismo de Barbosa quando resgatou que ele foi o primeiro a reunir os empresários do Nordeste para falar sobre o tema etanol de milho.
Já no painel “Quo Vadis: rumos do setor sucroenergético do Brasil”, o consultor Plínio Nastari, presidente e CEO da Datagro, apresentou uma análise sobre forças, riscos e oportunidades do setor, com ênfase no SAF (Combustível Sustentável de Aviação) e no biobunker para transporte marítimo. O debate contou com a participação de José Bolivar Melo Neto (Japungu Agroindustrial), reforçando o protagonismo das usinas associadas ao sindicato.
Além da Miriri e da Japungu, também estiveram presentes no evento representantes das usinas Tabu, Giasa, Monte Alegre e D’Pádua, todas associadas ao Sindalcool.
O Fórum Nordeste 2025 é promovido pelo Grupo EQM, presidido por Eduardo de Queiroz Monteiro, fundador da Folha de Pernambuco. O evento se consolidou como espaço de referência para debater soluções em transição energética e sustentabilidade no Brasil.