O Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool) esteve presente no evento “Etanol & COP30: Liderança Brasileira Energética Global”, realizado na última sexta-feira (3), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), em Belém do Pará. O encontro reuniu especialistas, lideranças do setor e autoridades nacionais para debater os benefícios globais do etanol e outros biocombustíveis na transição energética e nas estratégias brasileiras rumo à COP30.
Representando o Sindalcool, o presidente executivo Edmundo Barbosa destacou a importância do alinhamento entre o setor produtivo e as lideranças nacionais em torno da agenda climática:
“O importante evento realizado aqui na FIEPA, com apoio do presidente Alex Dias Carvalho, mostrou a diretriz da reindustrialização através da agroindústria. Os painéis apontaram essa oportunidade para o mundo em ampliar a utilização do bioetanol em diferentes modais de transporte e o alinhamento de nossas principais lideranças sobre as estratégias para a COP30. Para todos nós ficou evidente a necessidade de traduzir nossa trajetória de sucesso em mensagens claras para o cenário internacional, demonstrando que o bioetanol e o biometano são parte da solução viável e eficiente na luta contra as mudanças climáticas”, disse Barbosa.
O encontro, promovido pela Bioenergia Brasil, FIEPA, Jornada COP+ e Sindicanálcool Bioenergia, teve como pauta central a liderança brasileira em bioenergia e o papel estratégico do país na construção de uma economia de baixo carbono.
Durante o evento, foi assinando um termo de cooperação entre a FIEPA e o Governo do Pará para elaboração do Atlas da Energia Elétrica, além do lançamento da Carta Belém, documento que reafirma o compromisso do setor com a transição energética justa e sustentável.