22.1 C
João Pessoa
18.9 C
Campina Grande
10.5 C
Brasília

Sindalcool-PB discute segurança rural e energia renovável com setores do Estado

Próximo encontro acontece no dia 28 de junho, entre os diretores das usinas na Paraíba e o comandante geral da PM

Diretores do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB) têm realizado uma série de encontros com secretários e representantes do governo estadual para discutir temas como energia renovável e segurança pública rural.

Um deles aconteceu na última quarta-feira (15) e também reuniu o governador João Azevêdo (PSB), com saldo de encontro positivo, segundo a entidade.

Leia Também

Na segunda-feira (20), a avaliação de políticas públicas foi com o secretário-executivo de Energia, Robson Barbosa, e a sua equipe de engenheiros. Os assuntos tratados foram a geração de energia com o uso da biomassa da cana-de-açúcar, que gera eletricidade através dos resíduos da cana e supre, de forma sustentável, a demanda das próprias usinas, e também a produção do biometano, que deve acontecer nos próximos anos nas usinas locais.

Na ocasião, Robson Barbosa pediu para conhecer os estudos existentes sobre o biometano e informou que o governo estadual irá lançar o levantamento sistemático da matriz energética da Paraíba.

“Com a utilização de todos os resíduos da produção do etanol, que inclui a palha, o bagaço, a torta e a vinhaça, é possível gerar 186,2 Gwh/ano de energia elétrica e/ou 49.000.000 de metros cúbicos de biometano para substituição do diesel nos caminhões, ônibus e máquinas agrícolas. As emissões de CO2 podem ser reduzidas em até 57.000 toneladas/ano nessa área com maior utilização da biomassa e do biometano”, disse o presidente-executivo do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa.

A Paraíba ocupa, no Nordeste, uma posição privilegiada na produção de bioenergia com 102 megawatts de capacidade instalada. O setor pode aumentar a capacidade de fornecimento de energia nos próximos anos em 25% até 2030. A geração de energia elétrica com biomassa de cana na Paraíba é de 53,2 MWh. Já o biometano é um biocombustível gasoso obtido a partir do processamento do biogás. É uma fonte energética renovável e sustentável, que pode ser usada em substituição a combustíveis fósseis altamente poluentes, como diesel e gasolina.

Nesta terça (21), o presidente-executivo do Sindalcool-PB reuniu-se com o comandante da Inteligência da Polícia Militar, Coronel Tibério.

“A parceria do Sindalcool-PB com os órgãos de inteligência da Polícia Militar da Paraíba foi iniciada em 2016 e tem crescido em colaboração para a prevenção e redução de riscos. Com essa parceria, o objetivo será alcançar o sistema de Patrulha Rural através de um conjunto de ações. As reuniões mantidas com os empresários, fazendeiros e representantes do poder público mostram que essas medidas podem reduzir os riscos para os trabalhadores nas estradas vicinais e as comunidades mais afastadas dos centros urbanos”, destacou o dirigente do Sindalcool-PB.

A Giasa, usina do grupo Olho D’água, localizada em Pedras de Fogo, participou da reunião com o comandante da Inteligência da Polícia Militar da Paraíba, através do seu gerente agrícola, o engenheiro Adriano Cunha, que expôs os graves assaltos e latrocínios cometidos contra trabalhadores e as consequências da insegurança na estrada que liga a usina até a BR 230, principalmente na famosa “prainha”, da margem do reservatório de Gramame, que recebe ônibus de excursões em áreas de proteção invadidas. As situações de queima de cana por atos criminosos também foram discutidas.

Ainda sob segurança pública, no dia 28 de junho os diretores das usinas cumprem agenda com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Sérgio Fonseca de Souza. A recepção será para alinhamento de questões da parceria do Sindalcool-PB com a PMPB em prol da segurança na área rural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

DO SERTÃO AO LITORAL: A agenda de shows do São João 2022 nos municípios da Paraíba

Depois de dois anos sem os grandes eventos públicos de São João, a Paraíba se prepara para dançar muito...

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão pelo YouTube da edição desta...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Clientes da influencer que caiu de prédio lamentam morte e afirmam que ela tomava medicamentos

Clientes, colegas e amigos da influenciadora digital Gabi Garcez têm usado as redes sociais para lamentar a fatalidade registrada nesta terça-feira (7). A empresária era...

VÍDEO: Influencer morre após cair de prédio com mais de 180 metros em João Pessoa

Uma mulher morreu após cair do prédio Tour Geneve na tarde desta terça-feira (7), em João Pessoa. O caso foi registrado no bairro Altiplano. O...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#