O Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba (Sindalcool-PB) irá reunir virtualmente, nesta quarta-feira (2), o presidente da Bosch da América Latina, Besaliel Botelho, que também é presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, com o setor produtivo de etanol no Brasil. A mesa redonda tem como intuito construir uma aliança do biocombustível com a indústria automotiva.
Também estarão presentes na reunião de aprofundamento o Conselheiro da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e Bright Consulting, Ricardo Simões Abreu; e, na posição de mediadores, o presidente da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), Evandro Gussi, e o presidente do Fórum Nacional do Sucroenergético, André Rocha.
A reunião acontece num cenário em que a indústria automotiva faz movimentos positivos em direção ao etanol e à redução de emissões veiculares. Segundo o Sindalcool-PB, a indústria automobilística precisa reduzir as emissões dos veículos e melhorar a eficiência energética deles. Esses fatores, aliados à experiência positiva do uso do etanol pelos consumidores, têm aproximado a indústria automotiva e a indústria do etanol.
“A indústria do etanol reúne a experiência de 40 anos de abastecimento em todo território brasileiro. As exportações de etanol deram bons resultados, vários países têm hoje legislação de uso obrigatório do etanol para reduzir a poluição. Em 2019, o consumo de etanol atingiu 46% da frota nacional, mostrando a pujança do biocombustível. Aprofundar o relacionamento e promover sinergia entre a indústria automotiva e o setor de etanol trará maior volume de etanol produzido e os consumidores devem ganhar com isto, além da redução da poluição com a tecnologia Fuel Cell e o hidrogênio contido no etanol para acionar motores elétricos. Será um grande salto tecnológico na mobilidade urbana”, disse o presidente do Sindalcool-PB, Edmundo Barbosa.
Empresas como Bosch, Nissan e Volkswagen já desenvolveram protótipos da tecnologia Fuel Cell à base de etanol.
Besaliel Botelho receberá homenagem do Sindalcool-PB
Na reunião de aprofundamento, o Sindalcool-PB irá homenagear Botelho e o Grupo Bosch com a entrega do Prêmio Prosperidade, um reconhecimento dado pelo sindicato a pessoas e empresas que contribuem para a prosperidade e o desenvolvimento através dos biocombustíveis, da redução de emissões e da preservação do meio ambiente.
O presidente da Bosch na América Latina, Besaliel Botelho, já falou ao site Valor, através de uma live, sobre o protagonismo que o Brasil poderia atingir investindo na tecnologia de célula de combustível movida a etanol, que se apresenta como uma alternativa mais viável em relação ao carro elétrico convencional.
A reunião de aproximação acontece às 15h via Zoom, apenas para convidados.