João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 28.78ºC
IBOVESPA 141049.2
Euro 6,35
Dólar 5,47
Yuan 0,76
Sindalcool subscreve nota de apoio à Operação Carbono Oculto
29/08/2025 / 09:04
Compartilhe:
A entidade destaca a idoneidade das empresas de biocombustíveis na Paraíba e reforça a importância de que a autorregulação de cada setor seja conduzida pelos próprios empresários

O Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool na Paraíba (Sindalcool) subscreveu a nota à imprensa emitida pela Bioenergia Brasil, entidade da qual é associado, em apoio às autoridades responsáveis pela Operação Carbono Oculto, deflagrada em São Paulo contra organizações criminosas do setor de combustíveis.

A entidade ressalta que práticas fraudulentas nesse segmento afetam diretamente os consumidores, reduzem a arrecadação de impostos e prejudicam empresas que atuam dentro da legalidade e da transparência.

“A Paraíba, na área de biocombustíveis, se caracteriza por empresas de absoluta idoneidade. Fazemos a divulgação de boas práticas para garantir a equidade e a manutenção dos investimentos e empregos na cadeia produtiva”, disse Edmundo Barbosa, presidente executivo do Sindalcool.

O presidente executivo destacou ainda a importância de que a autorregulação de cada setor seja conduzida pelos próprios empresários comprometidos em preservar um ambiente econômico saudável e transparente

“A autorregulamentação pelos próprios empresários pode ser uma maneira eficaz de garantir a integridade e a confiança no ambiente econômico. Quando as empresas se comprometem a agir com ética e responsabilidade, isso não só fortalece a confiança do consumidor, mas também cria um ambiente mais saudável para todos os envolvidos.”, finalizou Barbosa.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp

Nota à Imprensa

A Bioenergia Brasil, o Instituto Combustível Legal (ICL), o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (SINDICOM) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA) reiteram seu apoio irrestrito às autoridades responsáveis pela Operação Carbono Oculto, a mais ampla já deflagrada no Brasil contra a atuação do crime organizado no setor de combustíveis.

As entidades parabenizam, em especial, o Governo do Estado de São Paulo, o Ministério Público, as Polícias Federal, Civil e Militar, a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda de São Paulo pela firme atuação na defesa da legalidade, da livre concorrência e da sociedade brasileira.

O combate às práticas ilícitas é fundamental para proteger consumidores, garantir a arrecadação de tributos, fortalecer a confiança dos investidores e assegurar um ambiente de negócios transparente, que valorize empresas idôneas e inovadoras. Justamente por isso, a operação, que dá continuidade a outras medidas já executadas pelo governo paulista — como a responsabilidade solidária dos postos de combustíveis — garante a ordem e a segurança necessárias aos cidadãos de bem.

O setor sucroenergético e o de combustíveis são estratégicos para a economia nacional, gerando milhões de empregos, promovendo segurança energética e contribuindo para a transição para uma matriz mais limpa e sustentável.

A Bioenergia Brasil, o ICL, o SINDICOM e a UNICA reafirmam seu compromisso com a ética empresarial e com a colaboração permanente com o poder público, na construção de um mercado cada vez mais justo e competitivo.