“Uma das mais justas e merecidas datas comemorativas do calendário nacional”. É assim que o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba, Joselito Bandeira, considera o Dia do Jurista (11/8), que este ano transcorre amanhã.
Nesse contexto, ele destacou como alvos dessa homenagem os inúmeros integrantes da categoria que a entidade representa, que são bacharéis em direito, inclusive com pós-graduação e mestrado, bem como magistrados da estirpe do atual desembargador-presidente do Tribunal de Justiça, João Benedito e do antecessor Saulo Benevides.
Joselito lembrou que o referido Dia tem no Oficial de Justiça importante ator, responsável por concretizar a prestação jurisdicional, um verdadeiro elo entre o Judiciário e a sociedade, e por isso mesmo, o lado mais humano do Judiciário.
“Quanto aos desembargadores João Benedito e Saulo Benevides, ambos são detentores de vasto conhecimento jurídico e vêm fazendo história no Judiciário paraibano. À frente do TJPB, cada qual a seu tempo e modo, foi e está sendo receptivo às demandas apresentadas pelo Sindojus-PB e o diálogo tem gerado resultados positivos para a categoria”, concluiu.
Sobre a Data
Há 195 anos, era promulgada no dia 11 de agosto a lei que criou os primeiros cursos jurídicos no Brasil (em São Paulo e em Olinda), num reconhecimento inconteste dos legisladores ao Direito como base da cidadania e consolidação de um Estado soberano.
Ao longo desses quase dois séculos, essa data se tornou comemorativa como o Dia do magistrado, Dia do advogado, Dia do estudante do Curso de Direito ou mais comumente, Dia do Jurista.