23.1 C
João Pessoa
19.9 C
Campina Grande
13.5 C
Brasília

Sintur-JP sugere que Prefeitura de João Pessoa avalie modelo de subsídio implementado em Porto Alegre para evitar aumento da tarifa na capital

No ano passado, a Prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, firmou um acordo com as empresas de ônibus para minimizar os prejuízos causados pela pandemia e evitar o aumento tarifário para a população.

As empresas de ônibus que prestam o serviço de transporte coletivo de passageiros em João Pessoa estão enfrentando um grande desafio para manter o equilíbrio econômico-financeiro do sistema. Em 2020, o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus agravou ainda mais a queda do número de passageiros pagantes e acentuou a grave crise econômica no transporte público.

Em João Pessoa, o sistema ficou completamente paralisado por mais de 100 dias. O pagamento das passagens é a única fonte de receita desse setor e o valor da tarifa consiste na soma de todos os custos da operação divididos pelo número de passageiros pagantes. A crise no setor de transporte coletivo vai além da pandemia. O modelo de custeamento desse serviço essencial à população está sendo discutido em vários municípios do País.

Leia Também

Na capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, a prefeitura firmou um acordo com as empresas concessionárias para minimizar os prejuízos sofridos pelo setor e atenuar ou mesmo evitar o aumento das passagens para a população. Na última quinta-feira (18), a referida prefeitura confirmou o repasse às concessionárias de R$15.992.355,68, que corresponde ao prejuízo estimado entre 1º de fevereiro a 30 de abril. Esse acordo possibilitará que o custo da passagem se mantenha em R$ 4,55. O repasse às empresas será realizado em oito parcelas.

O reajuste tarifário previsto em contrato para acontecer em João Pessoa seria no início deste ano, mas ainda não aconteceu. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros em João Pessoa (Sintur-JP) já se manifestou alegando que um aumento da passagem não seria interessante para ninguém.

Neste momento, o Sintur-JP quer dialogar com o poder público para encontrar parcerias, como o caso de Porto Alegre, e evitar o repasse aos passageiros.

“O momento está deixando bastante claro que o atual modelo de custeio do sistema de transporte coletivo de passageiros está se comprovando inviável e injusto, o que está exigindo de todos uma discussão clara e serena sobre o assunto”, disse o diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Júnior Moreira.

O diretor institucional do Sintur-JP também destacou que o transporte coletivo de passageiros é essencial para aqueles que precisam sair de casa para trabalhar. “O transporte público ajuda os outros serviços essenciais a não pararem. Algumas pessoas não podem trabalhar de casa e precisam se deslocar. O transporte coletivo de passageiros é o único meio em que o trabalhador pode percorrer longas distâncias com um custo mais em conta”, afirmou Isaac.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Polícial Rodoviária Federal morre em Cabedelo

A policial rodoviária federal Renata Maia Pimenta, de 42 anos, morreu na noite desta sexta-feira (20) no prédio onde...

Palco desaba e deixa formandos de medicina feridos na Grande João Pessoa

Duas  pessoas  foram socorridas com traumatismo craniano encefálico (TCE) após parte da estrutura de um palco desabar, no final da tarde deste sábado (21),...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

15 possíveis temas de redação para o Enem 2022

O Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),...

VÍDEOS: Troca de tiros é registrada durante sepultamento de líder de organização criminosa

Uma intensa troca de tiros foi registrada na manhã desta segunda-feira, dia 23, durante o sepultamento do traficante conhecido como "Cara de Chinelo", líder...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#