
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 terminam às 23h59 desta sexta-feira (23/1). Esta é a última oportunidade para estudantes que desejam disputar uma vaga em instituições públicas de ensino superior em todo o país.
O processo seletivo deve ser feito exclusivamente pelo Portal Acesso Único, do Ministério da Educação (MEC). Em 2026, o Sisu terá apenas uma edição, com vagas para ingresso no primeiro ou no segundo semestre, conforme a organização de cada instituição.
Ao todo, o programa oferece 274,8 mil vagas, distribuídas em 7.399 cursos de graduação de 136 instituições públicas. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro.
👉🏾 O Sisu seleciona estudantes com base no desempenho no Enem, permitindo o acesso gratuito a universidades e institutos federais e estaduais.
Podem se inscrever no Sisu 2026 candidatos que tenham participado de ao menos uma das três edições mais recentes do Enem — 2023, 2024 ou 2025 — desde que não tenham feito a prova como treineiros.
Além disso, é necessário:
A nota considerada será aquela que apresentar a melhor média ponderada, de acordo com o curso escolhido.
Cada candidato pode escolher até dois cursos, em instituições de 26 estados e do Distrito Federal. Rondônia é o único estado que não ofertará vagas nesta edição do Sisu.
Na Paraíba, o Sisu 2026 reúne 21.988 vagas, o que coloca o estado como a quarta maior oferta do país nesta edição.
O destaque é a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que oferece 8.005 vagas, tornando-se a terceira universidade brasileira com mais oportunidades no programa, atrás apenas da UFRJ e da UFF.
📌 Inscrições: 19 a 23 de janeiro
📌 Resultado da chamada regular: 29 de janeiro
📌 Matrículas: a partir de 2 de fevereiro
📌 Lista de espera: manifestação de interesse de 29 de janeiro a 2 de fevereiro
Os candidatos ainda podem consultar as notas de corte atualizadas e a lista completa de vagas disponíveis no site oficial do programa até o encerramento das inscrições.