João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 31.15ºC
IBOVESPA 131065.44
Euro 6.1572
Dólar 5.5098
Peso 0.0057
Yuan 0.7814
Skincare na gravidez: quais produtos são permitidos e proibidos nesse momento
15/03/2023 / 10:17
Compartilhe:

Saiba quais produtos são permitidos durante a gravidez e continue sua rotina de skincare!

Cuidar da pele e ter uma rotina de skincare bem estabelecida é essencial para manter a saúde. Mas durante a gravidez, com todas as mudanças que o corpo sofre, vem também algumas restrições e mudanças de rotina. 

Entre essas transformações, entram os produtos que precisam ser usados e aqueles que precisam ser evitados durante o skincare. O importante é escolher bons produtos e manter em dia a rotina de hidratação da pele, limpeza, esfoliação e tonificação. Isso vai ajudar a evitar estrias, acne, manchas, oleosidade e outros problemas. 

Produtos que são contraindicados para grávidas

Existe uma lista de produtos que contêm ativos que oferecem riscos às grávidas e devem ser evitados, como o ácido salicílico, glicólico, mandélico e lático, hidroquinona, ureia, cafeína, ácido retinoico e outros que ainda não possuem estudos conclusivos. 

O que acontece é que quando usados, esses ativos alcançam a corrente sanguínea e, em seguida, a placenta (local onde fica o bebê durante a gestação), o que pode causar algumas complicações para o bebê.

Além dos produtos já citados, ainda existem alguns que são usados para tratar a acne, à base de retinoides, como a isotretinoína e tretinoína, outros contém tetraciclina (antibiótico) ou substâncias como peróxido de benzoílo, todos ingredientes que afetam o desenvolvimento do bebê durante a gravidez.

Que cuidados tomar ao escolher produtos na gravidez?

A primeira indicação é que você busque sempre a orientação de um profissional qualificado, de preferência um dermatologista, pois ele poderá avaliar melhor a situação e fazer a indicação correta. Além disso, você também poderá tomar alguns tipos de cuidados, como:

  • deixe apenas o essencial na sua rotina de skincare, simplificando ao máximo;
  • leia os rótulos dos produtos antes de comprar para se certificar de que ele não possui substâncias que representam risco a gravidez;
  • tire da sua rotina os produtos com as substâncias que não devem ser usadas nesse período;
  • ao comprar produtos naturais, veja se não contém aditivos nocivos, que ainda não foram testados em grávidas e podem apresentar riscos;
  • quando for fazer qualquer procedimento, avise ao profissional que está grávida e certifique-se de que os produtos são seguros;
  • na hora de usar maquiagens minerais, avalie se contém vestígios de metais pesados, como o chumbo. 

Quais as alternativas para esse período?

Mesmo que diversos ativos sejam desencorajados durante a gravidez, isso não significa que a grávida não pode se cuidar. Muito pelo contrário, os cuidados devem continuar e existem diversos ativos que são liberados, dentre eles:

  • vitamina c;
  • niacinamida;
  • manteiga de karité;
  • vitamine E;
  • óleo de amêndoas;
  • glicerina;
  • filtros solares.

Como ter uma boa rotina de skincare na gravidez?

É possível cuidar da pele com segurança na gravidez e esse cuidado é essencial, pois além de ajudar a manter a autoestima, ele também vai preservar a saúde da pele, que sofre alterações.

Entre elas, temos a pele da barriga que vai se esticando e pode sofrer com o surgimento de estrias e a pele do rosto, que pode apresentar acne, devido ao desequilíbrio dos hormônios e ficar mais propensa a manchas. Entre os cuidados essenciais, estão:

  • hidratação: aqui o principal é a hidratação do corpo para ajudar na elasticidade que acompanha o crescimento do bebê. Hidrate principalmente a barriga, as coxas, seios e glúteos. Procure os produtos recomendados para gestantes;
  • fotoproteção: manter o uso constante do protetor solar é um cuidado que vai ajudar a prevenir melasma, manchas escuras que têm o surgimento favorecido na gestação. Além do protetor, você poderá usar outros acessórios, como óculos e chapéu ou guarda-sol;
  • tratamento contra a acne: é comum que algumas grávidas desenvolvam acne durante a gestação. Para isso, usar os produtos liberados para a gestante e ter paciência é fundamental, afinal, é um período passageiro.