
Um equipamento do sistema Smart City João Pessoa foi danificado durante a madrugada deste sábado (24), em frente a uma escola no Bairro das Indústrias. As câmeras inteligentes, instaladas pela Prefeitura da Capital com foco na segurança pública e na gestão urbana, vêm sendo alvo de ações de vandalismo.
Segundo o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, João Almeida, o monitoramento ininterrupto de áreas estratégicas da cidade tem gerado incômodo a grupos criminosos. O sistema funciona 24 horas por dia e é integrado a uma central que acompanha, em tempo real, locais como a Orla, o Centro Histórico, corredores viários e espaços públicos com grande circulação.
As câmeras do Smart City auxiliam na prevenção de crimes, no acompanhamento de ocorrências em andamento e no acionamento rápido da Guarda Civil Metropolitana e de outros órgãos de segurança. O sistema também utiliza recursos tecnológicos, como reconhecimento facial, dentro dos parâmetros legais, além de visão noturna e sensores de movimento, contribuindo para a localização de pessoas com mandados de prisão em aberto.
Além da segurança, as imagens são usadas no ordenamento do trânsito, no controle de grandes eventos e na resposta rápida a situações de emergência.