O sorteio realizado na tarde de hoje (1º), no Qatar, definiu os primeiros jogos da Copa do Mundo deste ano. O Brasil caiu no grupo G com Sérvia, Suíça e Camarões e terá dois adversários “repetidos” em relação ao Mundial de 2018 (veja todos os grupos mais abaixo). A seleção brasileira estreia contra a Sérvia em 24 de novembro, uma quinta-feira.
Quatro dias depois enfrenta a Suíça, e em 2 de dezembro fecha sua participação na fase de grupos contra Camarões.
Por pouco o Brasil não caiu em grupo idêntico ao de 2018, quando também enfrentou Suíça e Sérvia. A diferença é que naquela Copa a quarta seleção da chave era a Costa Rica, que neste ano, se chegar à Copa, cai no grupo E. Oito seleções ainda disputam as três últimas vagas na Copa do Mundo, que serão definidas apenas em junho. Uma delas, a da Europa, tem País de Gales, Escócia e Ucrânia na disputa; as outras duas são da repescagem internacional: uma de Austrália, Emirados Árabes Unidos ou Peru; outra de Costa Rica ou Nova Zelândia.
A abertura da Copa do Mundo está marcada para as 7 horas (de Brasília) de 21 de novembro, uma segunda-feira, quando o Qatar enfrenta Equador no estádio Nacional de Lusail.
Grupo A
Qatar, Holanda, Senegal e Equador.
Grupo B
Inglaterra, Estados Unidos, Irã e Repescagem UEFA (País de Gales, Escócia ou Ucrânia)
Grupo C
Argentina, México, Polônia e Arábia Saudita Grupo D França, Dinamarca, Tunísia e Repescagem 2 (Austrália, Emirados Árabes Unidos ou Peru)
Grupo E
Espanha, Alemanha, Japão e Repescagem 2 (Costa Rica ou Nova Zelândia) Grupo F Bélgica, Croácia, Marrocos e Canadá
Grupo G
Brasil, Suíça, Sérvia e Camarões
Grupo H
Portugal, Uruguai, Coreia do Sul e Gana