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Startup usa inteligência artificial para impulsionar a contração de fretes
09/10/2021 / 13:15
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A economia brasileira é altamente dependente do transporte rodoviário, sendo atualmente o modal mais utilizado para o deslocamento de diversos produtos. Segundo o Relatório Executivo do Plano Nacional de Logística 2025, cerca de 65% do transporte de cargas do Brasil passa por essa malha viária.

Estima-se também que mais de 90% das empresas ainda precificam fretes baseados em histórico próprio, sem nenhum tipo de tecnologia, o que, segundo especialistas, é um erro quando não se observa o mercado como um todo.

Com o objetivo de proporcionar inteligência a este setor importante que pouco inovou nas últimas décadas, a logtech goFlux lançou o View – a plataforma de contratação que traz inteligência preditiva e permite uma visão futura de patamares de frete do mercado. A solução já transacionou mais de R$ 3 bilhões de fretes e planeja atingir em 2022 a marca de R$ 7 bilhões, conectando os embarcadores a uma rede de transportadoras e aportando acuracidade na tomada de decisão.

De acordo com Rodrigo Morgado, gerente comercial da goFlux, o diferencial do produto é seu efeito de rede.

“Temos uma base de dados muito rica de informações, análises comparativas e projeções de valores de mercado (tarifas) por meio de uma tecnologia inovadora que utiliza inteligência artificial, big data, e algoritmos de machine learning, tudo isso aliado a experiencia do time da goFlux”, diz.

Segundo ele, utilizando o View, as empresas terão a oportunidade de estar um passo à frente em termos de variabilidade de preços de fretes.

“Possibilitamos essa e inteligência para os embarcadores poderem comparar os fretes de suas rotas (com restante do mercado) e trabalhar com a previsibilidade futura – usando fatores externos – que influenciam na formulação dos preços do mercado”, explica Morgado.