
O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza, nesta quinta-feira (8), um evento para relembrar os três anos dos atos de 8 de janeiro de 2023, quando centenas de apoiadores do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.
A programação começa às 14h30 com a abertura da exposição “8 de janeiro: Mãos da Reconstrução”. Em seguida, será exibido o documentário “Democracia Inabalada: Mãos da Reconstrução”.
Depois, o Supremo promove uma roda de conversa com profissionais da imprensa e finaliza com a mesa-redonda “Um dia para não esquecer”, no salão nobre do Supremo.
Entre os ministros, apenas a presença do presidente da Corte, Edson Fachin, foi confirmada até o momento. O Judiciário está de recesso durante todo o mês de janeiro.

Em 8 de janeiro de 2023, o edifício-sede do STF, projetado por Oscar Niemeyer, foi invadido e depredado durante ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Salas, obras de arte, móveis e equipamentos foram destruídos.
Apesar dos danos, as instalações foram restauradas e o local reaberto em 24 dias.
Após investigações sobre esses atos, o STF condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados próximos por tentativa de golpe de Estado e outros delitos.