O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta terça-feira (2/9/2025) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete acusados de compor o núcleo central de uma organização criminosa que teria articulado uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
A sessão da Primeira Turma começou por volta das 9h, com a leitura do relatório da ação penal feita pelo ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá até duas horas para apresentar a acusação, antes das sustentações orais das defesas.
Além de Bolsonaro, são réus o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, o ex-chefe da Abin Alexandre Ramagem, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-chefe do GSI Augusto Heleno, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa Walter Braga Netto.
Se condenado, Bolsonaro pode enfrentar uma pena superior a 40 anos de prisão. A previsão é que o julgamento se estenda até o próximo dia 12 de setembro.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp