A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa, nesta terça-feira (14), o julgamento do “núcleo 4”, composto por sete réus, por tentativa de golpe de Estado em 2022.
Os réus são apontados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) por disseminar notícias falsas sobre as urnas eletrônicas e dar suporte logístico aos atos de 8 de janeiro de 2023.
A sessão começará com a leitura do relatório (resumo do caso) pelo ministro Alexandre de Moraes. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, responsável pela acusação, fará sua manifestação. Depois, a defesa de cada réu, em ordem alfabética terá até uma hora para apresentar seus argumentos.
Veja as datas e horários das sessões.
O núcleo é formado por sete réus:
Os sete réus respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Em caso de condenação, as penas podem passar de 30 anos de prisão.