Setembro chegou sem o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), cumprir a promessa que ele mesmo havia feito, de indicar ainda em agosto o nome que terá o seu apoio na disputa pela sucessão do comando da Casa legislativa. O silêncio, segundo aliados, indica que o deputado alagoano ainda tem dúvidas.
Para deputados do Centrão, Lira teme sobre a viabilidade do líder do União Brasil Elmar Nascimento (União Brasil-BA) em plenário, evidenciando que o cenário segue em aberto, com nomes que incluem Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Antonio Brito (PSD-BA).
Isnaldo Bulhões (MDB-AL) e o deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos-PB) correm por fora, segundo bastidores do programa Bastidores CNN desta segunda-feira (2/9).
+ Receba as notícias do F5Online no WhatsApp
Líder do Republicanos na Câmara Federal, Hugo é apontado como um plano possível, por ser um nome de maior consenso na Casa, mas esbarra na prioridade dada a Marcos Pereira.
Hugo Motta é tido como o verdadeiro candidato do coração de Arthur Lira e também conta com a simpatia do Palácio do Planalto e do chamado baixo clero, por ser muito bem avaliado e possuir um perfil conciliador, o que poderia garantir uma vitória em plenário já no primeiro turno. A desvantagem de Hugo, ainda conforme apuração, é Marcos Pereira, presidente do Republicanos, a quem Motta deve lealdade.
Segundo fontes, seja qual for a decisão, Lira não a tomará sem também ouvir o ex-presidente Jair Bolsonaro, já que o PL é dono da maior bancada da Câmara dos Deputados. Bolsonaro já disse que apoiará o candidato de Lira.
A eleição acontece em fevereiro do ano que vem. Será que Marcos Pereira abriria mão para que Hugo Motta seja candidato? a conferir…