Quando pensamos na palavra “estudante”, muitas vezes imaginamos uma criança indo para a escola, um adolescente no ensino médio ou um jovem na faculdade, focado em seu futuro e na conclusão do curso superior. No entanto, essa imagem está mudando à medida que o aumento de idosos nas universidades brasileiras se torna cada vez mais comum, preenchendo setores da sociedade anteriormente não frequentados por pessoas acima de 60, 70 anos.
Walter Costa da Silva é um exemplo notável dessa mudança. Tendo cursado Economia nos anos 70 e Administração em 1992, ele concluiu o curso de Arquitetura no UNIESP com louvor. “O meu despertar já era de longo tempo, porém, por um simples incentivo de minha esposa, resolvi dar prosseguimento naquilo que sempre existiu dentro de mim, porque exerci a profissão de Desenhista Arquitetônico por mais de 35 anos aqui em João Pessoa”, explica Walter.
Segundo Walter, o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIESP é ministrado por professores excelentes, a maioria com mestrado e doutorado, e oferece uma didática proveitosa. O curso inclui cinco anos de aulas de campo e trabalhos elaborados que proporcionam uma boa aprendizagem para um futuro promissor na qualidade de Arquiteto e Urbanista. Walter destaca que muitos alunos de outras faculdades e regiões do Brasil ingressam no UNIESP para começar ou concluir seus estudos.
Inspirado por artistas talentosos como Luzardo Alves, Milton Nóbrega e José Crisólogo, Walter se dedicou ao cubismo sintético, caracterizado por cores fortes e formas assimétricas. Seu trabalho pode ser apreciado em seu Instagram @wsilva52. Ele também presenteou a reitora do UNIESP, professora Érika Marques, com uma tela em estilo cubista, como um gesto de gratidão e reconhecimento pelo apoio recebido.
A presença de Walter Costa da Silva no curso de Arquitetura e Urbanismo foi valorizada pela reitora Érika Marques, que destacou seu talento e o incentivo que trouxe para novas gerações e pessoas de sua faixa etária. Walter concluiu seu TCC com nota máxima, focado na obra do arquiteto Mário Glauco Di Láscio, um grande mestre da arquitetura paraibana.
A trajetória inspiradora de Walter teve um impacto significativo em sua neta, Luiza Bandeira, que decidiu seguir os passos do avô e ingressar no mesmo curso de Arquitetura e Urbanismo no UNIESP em 2024. Influenciada pelo amor do avô pela área, Luiza encontrou nele seu maior exemplo e motivação. Walter sempre enfatizou que nada é difícil quando se quer realizar um sonho e que a perseverança é fundamental.
Luiza relembra com carinho as visitas à casa do avô, onde via a sala cheia de quadros e desenhos, que a inspiraram profundamente. “Todas as vezes que ele falava o quanto era feliz fazendo o curso de arquitetura, apesar da idade e da doença, sempre demonstrava gratidão e sempre me mostrava seus desenhos e projetos com o maior sorriso no rosto. Com isso surgiu minha vontade de cursar arquitetura”, revelou Luiza.
Ela destacou que um de seus sonhos era que o seu avô a visse entrando na mesma faculdade que ele se graduou. “A trajetória dele, sem dúvidas, é o meu maior exemplo e aminha maior motivação no decorrer do curso. O apoio dele é fundamental e por isso eu sou muito grata de seguir os passos dele com o maior orgulho”.
Apesar das dificuldades, Walter concluiu o curso no tempo regular previsto, sendo um aluno dedicado e admirado por professores e colegas. Ele aconselha que nunca é tarde para seguir um sonho, e que a idade não deve ser um impedimento para buscar conhecimento e realização pessoal.