Telemedicina, prontuários eletrônicos e inteligência artificial são algumas das inovações que o setor privado pode transferir para fortalecer o Sistema Único de Saúde. A avaliação é de Soraya Galdino, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosem-PB). Ela será uma das participantes dos paineis do Conecta Saúde, evento que acontecerá em Campina Grande nos dias 18 e 19 de setembro e reunirá líderes e especialistas para discutir os rumos e os desafios da saúde no Brasil, com foco especial no cenário nordestino.
Soraya acredita que o desenvolvimento e compartilhamento dessas soluções podem colaborar na qualidade do cuidado e melhorar os resultados em saúde, tendo como consequência a ampliação da oferta de serviços e a redução das filas e tempo de espera. O tema também será tratado no Conecta, com o gerente executivo de Tecnologia da Informação em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Kleber Dantas Torres de Araújo, que abordará no painel 5 ‘A transformação digital na saúde pública: avanços e desafios na Paraíba’.
A contribuição do setor privado para o fortalecimento do SUS pode acontecer ainda de outras formas. “Na educação e qualificação, com financiamento de programas de capacitação de profissionais de saúde, bolsas de residência e especialização em áreas críticas; na pesquisa, através de cooperação em estudos clínicos, desenvolvimento de vacinas e novas terapias e com investimentos em programas de prevenção e promoção da saúde dentro das comunidades onde atuam”, listou.
A presidente do Cosem também participará de um debate no Conecta. Ela será mediadora do primeiro painel, que discutirá o papel do legislativo brasileiro na redução das desigualdades regionais em saúde com o senador Efraim Filho; a Inovação e Sustentabilidade na Gestão Hospitalar’, com o superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley (UFPB), Alexandre Medeiros e presidente do CRM-PB, Bruno Leandro, que falará sobre o papel do Conselho no desenvolvimento de políticas públicas.
Desafios – Para a especialista, os desafios da cooperação incluem o alinhamento de interesses, para conciliar a lógica de mercado do setor privado com o princípio da universalidade e gratuidade do SUS, e a garantia de equidade territorial, para que a parceria chegue a regiões menos atrativas ao setor privado, como áreas rurais e periferia.
Conecta Saúde – Voltado para secretários de saúde, gestores públicos e privados, empresas e instituições que atuam no setor, o evento busca estimular a troca de conhecimentos sobre boas práticas, destacar iniciativas inovadoras e fomentar ações sustentáveis que contribuam para a melhoria dos serviços de saúde. O Conecta acontecerá no Auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), em Campina Grande.