Sven-Göran Eriksson, ex-treinador da seleção inglesa, faleceu nesta segunda-feira (26) aos 76 anos, vítima de um câncer terminal no pâncreas. O sueco, que acumulou passagens de sucesso por clubes europeus, como Benfica e Lazio, e conquistou 10 títulos nacionais e dois continentais, esteve perto de assumir um novo desafio em 2020: liderar as categorias de base do Botafogo-PB.
Em fevereiro de 2020, o Belo anunciou negociações para que Eriksson se tornasse o novo manager das categorias de base do clube. O plano envolvia a implementação de um núcleo de formação e preparação de jogadores com o conhecimento europeu trazido pela Eriksson Management.
+ Receba as notícias do F5Online no WhatsApp
A proposta, intermediada pelo ex-jogador norueguês Lars Bakkerud, incluía investimentos significativos e a adoção de técnicas europeias no desenvolvimento de jovens talentos brasileiros e estrangeiros no Botafogo-PB.
Apesar das negociações iniciais e do anúncio público do Botafogo-PB sobre a negociação com Eriksson, o acordo não se concretizou. O então presidente do clube na época, Sérgio Meira, confirmou que teve uma conversa telefônica com o profissional e expressou entusiasmo pela parceria. No entanto, a proposta de colaboração esfriou, e o sueco não assinou contrato com o Belo.
Em maio deste ano, a Lazio prestou uma homenagem a Eriksson em seu estádio, onde ele fez uma volta ao campo e foi presenteado com um mosaico pelos torcedores. Em março, o ex-treinador também esteve à frente do time de lendas do Liverpool em um amistoso.
*Com informações do Globo Esporte