A prefeita de Bayeux, Tacyana Leitão (PSB), visitou na tarde desta quarta-feira (9) os stands da Prefeitura Municipal na Feira Brasil Mostra Brasil, que acontece até o próximo domingo (13), no Centro de Convenções, em João Pessoa. Esta é a primeira vez que os produtos feitos pelos artesãos e o comércio do município participam do evento.
Tacyana dialogou com os artesãos e reafirmou o seu apoio à categoria garantindo estrutura para que os artistas divulguem suas obras. A prefeita ainda comprou algumas peças autorais, como forma de contribuir com a arrecadação.
“Esses artistas carregam a cultura no sangue e cada peça dessa é única. Ficou muito feliz em estar prefeita e poder contribuir para a difusão do trabalho dos artesãos da nossa cidade. A Prefeitura de Bayeux ter um espaço tão cobiçado nessa feira é um privilégio para nosso município expor aqui as artes produzidas pelos nossos artistas. Pode ter certeza que na minha gestão os artesãos, a cultura estarão sempre em evidências”, frisou a prefeita.
A gestora ainda visitou os comerciantes bayeuxenses. “O comércio da nossa cidade está cada dia crescendo e estamos executando políticas públicas que incentivam o desenvolvimento econômico de Bayeux”, adiantou.
O artesão Gilmar Trajano, que há 35 anos trabalha com artesanato em Bayeux, revelou a gratidão em participar da feira e confessou que os artesãos estavam necessitando desse tipo de apoio.
“Isso é muito gratificante, na verdade, o artesanato de Bayeux vinha necessitando desse apoio e, com esse imenso apoio, com esse amor, esse carinho com os artesãos e com todos os bayeuxense, a nossa cidade, os artesãos só tendem a crescer de todas as formas. Quando o artesão é valorizado, ele sente prazer em trabalhar com a arte, em fazer aquilo que realmente ele sabe. Sou artesão há 35 anos e essa é a primeira vez que a gente está vendo uma aceitação imensa da administração da prefeita. É algo maravilhoso, é raro, raramente a gente tinha essa aceitação”, comemorou Gilmar.
Para Tourinho, secretário de Cultura de Bayeux, os artesãos estão vivendo um “momento histórico”. Ele falou ainda da alegria de ser secretário e presenciar uma dedicação tão respeitosa da gestão da prefeita Tacyana Leitão com os artesãos.
“Eu tenho uma vida dedicada à cultura de 42 anos, não é brincadeira. Estar vivo aqui, presente, para presenciar esse momento tão histórico, é uma emoção. Nenhuma gestão fez isso, nunca participaram de uma feira. Então para mim é um momento histórico. É um orgulho muito grande, e está sendo secretário, mais ainda, com uma pessoa tão especial como Tacyana. O que ela está me dando de estrutura, tanto moral e financeira de certa forma, com pouco a gente está fazendo muito”, falou Tourinho.