Taís Araujo abriu o coração ao comentar a nova fase de Raquel Acioli em Vale Tudo. A protagonista, que havia conquistado espaço como empresária, volta a vender sanduíches na praia após ser vítima de um golpe de Odete Roitman — mudança que não estava presente na versão original da novela.
Em entrevista à revista Quem, a atriz contou ter ficado surpresa ao ler a virada no roteiro. “Esse momento da Raquel voltar a vender sanduíche na praia, confesso que recebi com um susto. Não era a trama original. Para mim, a Raquel ia numa curva ascendente. Quando vi aquilo, falei: ‘Ué, vai voltar para a praia, gente?”, relatou.
“Aí eu entendi e falei: ‘Ok, mas ela [Manuela Dias] está escrevendo uma parte da história’. Vamos embora fazer”, completou a atriz.
Embora tenha aceitado o novo rumo da personagem, Taís reconheceu a frustração. “Como mulher negra, como artista negra, tinha a esperança de ver outra narrativa sobre mulheres negras”, disse.
A atriz destacou que via em Raquel a chance de contar uma história diferente na televisão brasileira. “Quando peguei a Raquel para fazer, falei: ‘A narrativa dessa mulher é a cara do Brasil. Ela vai ter uma ascensão social a partir do trabalho. Ela vai ascender e vai permanecer. Isso vai ser uma narrativa muito nova do que a gente vê sobre representação da mulher da negra na teledramaturgia brasileira'”, afirmou Taís.
“Quando vejo que isso não aconteceu, como uma artista que quer contar uma nova narrativa de país, e a dramaturgia proporciona isso, confesso que fico triste e frustrada”, completou.
A mudança na trajetória de Raquel foi uma escolha da autora Manuela Dias. Apesar da insatisfação, Taís reforçou seu papel como intérprete.
“A Raquel tinha todas as possibilidades da gente contar essa nova narrativa. E quando li, pensei: ‘Ai, meu Deus, não vai ter?’ Não, não vai ter. Tenho que lidar com a realidade que me cabe, que é a de intérprete de uma personagem que não é escrita por mim.”