João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
Tânia Maria, de O Agente Secreto, entra em lista do NYT como “melhor atriz com cigarro” de 2025
12/12/2025 / 11:16
Compartilhe:
Tânia Maria entra em lista do New York Times como “melhor atriz com cigarro” de 2025 – Foto: Victor Jucá/Divulgação

A atriz Tânia Maria recebeu um reconhecimento inusitado — e internacional — por sua atuação em O Agente Secreto. O The New York Times divulgou nesta semana uma lista com os papéis mais “bizarros” e originais de 2025, assinada pelo crítico Wesley Morris, e destacou a performance da brasileira como “best cigarette acting”, algo como “melhor atuação com cigarro”.

Na crítica, Morris descreve uma das cenas de Dona Sebastiana, personagem interpretada por Tânia Maria, em que ela atravessa calmamente um pequeno corredor enquanto fuma. O crítico ressalta o magnetismo da atriz e a maneira quase coreografada com que ela segura o cigarro.

“Enquanto ela espera, você pensa: ‘espero que este filme saiba que deveria ser mais sobre essa pessoa’. Ela é uma verdadeira dama, mas singularmente, peculiarmente glamorosa em um vestido de estampa botânica e óculos escuros. O motivo pelo qual você a nota é que ela segura um cigarro nos lábios e fuma à vontade. Ela segura o cigarro como idosos mais convencionais usam uma bengala”, escreveu Morris.

A aparição de Tânia Maria na lista a coloca ao lado de nomes como Brad Pitt, premiado na categoria “melhor atuação de capacete” por F1; Jessie Buckley, indicada pela “melhor atuação deslumbrada” em Hamnet; Delroy Lindo, dono do “melhor monólogo” em Pecadores; e Jacob Elordi, elogiado pela “melhor atuação dançante” como o monstro de Frankenstein.

O destaque no NYT reforça a excelente fase de O Agente Secreto, que se tornou um dos filmes brasileiros mais celebrados dos últimos anos. A produção está concorrendo em algumas das principais premiações internacionais da temporada: Critics Choice Awards, na categoria de melhor filme internacional; Globo de Ouro, como melhor filme de drama e melhor filme em língua não inglesa; além de representar o Brasil no Oscar 2026.

O longa também foi incluído na tradicional lista de melhores filmes do ano do próprio The New York Times.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp