26.1 C
João Pessoa
23.9 C
Campina Grande
18.5 C
Brasília

TCE arquiva denúncia contra nomeação de Janine Lucena

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) arquivou, durante sessão realizada na tarde desta quarta-feira (18), a denúncia apresentada pelo Ministério Público de Contas (MPC) contra a nomeação da advogada Janine Lucena ao cargo de Secretária Executiva de Saúde  de João Pessoa, filha de Cícero Lucena (PP).

A decisão foi unânime entre os conselheiros, que entenderam ser legal a sua nomeação, seguindo Eles entendimento do relator Antônio Gomes Vieira Filho.

Leia Também

Para o TCE,  a nomeação não se configura como nepotismo, mas sim como uma indicação política do gestor municipal. Essa mesma tese foi apresentada pela Procuradoria-Geral de João Pessoa.

Outra decisão

No início da semana, juíza Andréa Gonçalves Lopes Lins, da 5ª Vara de Fazenda Pública já havia decidido por mantê-la no cargo, que destacou o carater político da nomeação, permitindo que parentes sejam contratados. 

“O entendimento jurisprudencial firmou-se no sentido de que, nos casos que tratarem de cargos de natureza política, a relação de parentesco não é suficiente, por si só, para declaração da nulidade do ato administrativo de nomeação”, argumentou a magistrada. 

A juíza destacou ainda ser necessário levar em conta a qualificação técnica da filha do prefeito para exercer o cargo político.

Janine Lucena foi nomeada no último mês de abril. Dias depois, o vereador Marcos Henrique (PT) acionou a justiça alegando prática de nepotismo.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

ENQUETE F5: Se as eleições fossem hoje Pedro Cunha Lima seria o novo governador da Paraíba

O programa F5 da Rádio POP FM realizou uma enquete com os ouvintes e expectadores que acompanharam a transmissão...

DO SERTÃO AO LITORAL: A agenda de shows do São João 2022 nos municípios da Paraíba

Depois de dois anos sem os grandes eventos públicos de São João, a Paraíba se prepara para dançar muito forró e reunir gente de...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.

Inscrições para o SiSU 2022.2 começam nesta terça-feira (28); Paraíba tem mais de 4,9 mil vagas

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), referente ao segundo semestre de 2022, começam às 0h desta terça-feira (28) e seguem até...

VÍDEO: Influencer morre após cair de prédio com mais de 180 metros em João Pessoa

Uma mulher morreu após cair do prédio Tour Geneve na tarde desta terça-feira (7), em João Pessoa. O caso foi registrado no bairro Altiplano. O...
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#