João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 25.58ºC
IBOVESPA 127791.6
Euro 6.1026
Dólar 5.7947
Peso 0.0058
Yuan 0.8012
TCE dá prazo para órgãos públicos apresentarem planos contra desertificação no semiárido paraibano
29/03/2024 / 11:15
Compartilhe:
TCE cobra de entes públicos na Paraíba planos de ação para combate à desertificação – Foto: Celso Tavares/G1

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), reunido nesta quarta-feira (27), em sessão ordinária, aprovou resolução que concede prazo de 45 dias a secretarias de estado e órgãos públicos para que encaminhem planos de ação voltados ao combate à desertificação na Paraíba.

A proposta de resolução foi apresentada pelo conselheiro Fernando Rodrigues Catão. Na decisão, os órgãos relacionados e as secretarias do estado – que são responsáveis pela política estadual de combate à desertificação, assim como os 188 municípios inseridos na região do semiárido – devem apresentar os respectivos planos de ação no prazo estabelecido pelo novo regramento.

Sob a relatoria do conselheiro Fernando Catão, o TCE realizou auditoria operacional e examinou a política de desertificação e mitigação dos efeitos da seca no estado e nos municípios, bem como, outras ações transversais, referentes à região do semiárido e ao bioma caatinga, sob os aspectos ambiental, econômico, social e cultural. Com as conclusões do trabalho, foi editada, inicialmente, uma resolução que determinou a elaboração dos planos de ação.

Conforme consta no processo, estão relacionados – entre os órgãos responsáveis, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido e Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão. Da mesma forma, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente – Sudema, e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária, assim como os 188 municípios inseridos na região do semiárido paraibano.