O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, conselheiro António Nominando Diniz Filho, toma posse do cargo em sessão extraordinária, nesta sexta-feira (13/01), às 10h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, sede do tribunal em João Pessoa. Ele foi eleito à unanimidade para presidir o TCE-PB no biênio 2023-2024, em substituição ao conselheiro Fernando Catão.
Na ocasião também acontece a posse da nova mesa diretora do TCE-PB. O conselheiro Fábio Nogueira, reconduzido ao cargo, será empossado na vice-presidência, assim como o corregedor geral, conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho, e o ouvidor, conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo. O conselheiro Arnóbio Alves Viana permanece na coordenação da Escola de Contas Otacílio Silveira.
O conselheiro Fernando Rodrigues Catão, que se despede da presidência, vai presidir a 1ª Câmara Deliberativa. Para a 2ª Câmara, foi reconduzido o conselheiro André Carlo Torres Pontes.
O novo presidente do Tribunal de Contas ingressou na corte paraibana em maio de 2003. Ele sucedeu o conselheiro Juarez Farias no quadro de indicações do Poder Legislativo, de onde veio, depois de exercer o mandato de deputado estadual por três legislaturas, tendo sido presidente de várias comissões permanentes, vice-presidente e presidente daquele Poder no biênio 1999/2000.
Natural do município de Princesa Isabel, Nominando Diniz Filho assume a presidência do TCE-PB pela segunda vez. Seu primeiro mandato foi no biênio 2009/2011. Na corte de contas paraibana o conselheiro já exerceu os cargos de ouvidor do TCE-PB e coordenador da Escola de Contas do TCE (Ecosil). Foi presidente da Primeira e da Segunda Câmaras Deliberativas, e também vice-presidente entre os anos de 2007 e 2009.