João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 33.18ºC
IBOVESPA 119758.48
Euro 5.8023
Dólar 5.4054
Peso 0.006
Yuan 0.7451
Tecnologia inclusiva garante gestão mais eficiente do transporte na rede pública
29/06/2023 / 19:24
Compartilhe:

Primeiro lugar na categoria Novas Tecnologias do Prêmio Vozes da Mobilidade, o Mobi2Go, da Sentran, já está sendo usado por municípios brasileiros

Imagine a preocupação de uma mãe de família de baixa renda que, antes de ir para o trabalho, precisa colocar seu filho de sete anos de idade em uma van escolar da rede pública. Imaginou? Esta é a situação de milhares de brasileiras e também uma das dores da sociedade que a tecnologia pode aliviar.

A Sentran, empresa de tecnologia especializada em transporte, criou um aplicativo de gestão da mobilidade capaz de monitorar em tempo real o trajeto, de ida e volta, de crianças e adolescentes. Mas esta é apenas uma de suas aplicações.: Oferecido como plataforma white label à prefeituras, governos estaduais e concessionárias responsáveis pelo serviço de transporte de pessoas, o Mobi2Go já está sendo utilizado com sucesso em algumas cidades brasileiras como Criciúma e Forquilhinha, em Santa Catarina, e São José dos Campos e Vinhedo, ambas no interior de São Paulo.

“Em Criciúma, o projeto envolve mais de 2 mil alunos da rede municipal: são três meios de transporte: ônibus, vans e automóveis. Os pais agora podem acompanhar o menor desde o embarque até o desembarque”, afirma Willian Silveira, analista operacional do app em Criciúma.

Além do uso em escolas da rede pública, a inovação vem sendo implementada por prefeituras para garantir acessibilidade a espaços e serviços urbanos públicos de forma mais inclusiva. Por exemplo, um autista de grau severo não aceitaria entrar em um ônibus escolar para ir à escola, com o Mobi2go é possível realizar essa viagem com um carro simples.

Prêmio Vozes da Mobilidade

Este ano, o Mobi2Go foi premiado em primeiro lugar na categoria Novas Tecnologias do Prêmio Vozes da Mobilidade, organizado pelo Estadão. Esta premiação reconhece iniciativas que geram um impacto positivo para a sociedade e fomenta ações semelhantes.

O Mobi2Go é uma ferramenta importante para ajudar as cidades a oferecerem um serviço de transporte público mais seguro, inclusivo e acessível para pessoas com deficiência física, motora ou psíquica. O aplicativo ajuda a garantir que essas pessoas tenham acesso ao transporte que precisam, de uma maneira mais eficiente e humana.

De forma prática e econômica, a solução ajuda na gestão do transporte público e escolar, fornecendo dados sobre a real demanda dos usuários, ou seja, quantas pessoas estão fazendo reservas, quais os destinos mais frequentes, distâncias e tempos de trajetos. Além disso, o Mobi2Go diminuir desvios de rotas, garante mais pontualidade nos traslados e segurança para os passageiros e seus familiares.

Assim, o serviço público pode atender melhor às necessidades de seus usuários.