João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 22.11ºC
IBOVESPA 127122.25
Euro 5.4863
Dólar 5.1109
Peso 0.0058
Yuan 0.7058
Tecnologia por trás dos uniformes de futebol ainda exclui mulheres
18/01/2023 / 11:04
Compartilhe:

Apesar da sua ascensão nos últimos anos, o futebol feminino ainda encontra negligência em vários aspectos. Entenda quais são eles e atualize-se sobre o assunto 

Não tem para ninguém: nos últimos anos, o futebol feminino vem passando por um grande crescimento, especialmente no Brasil. Para se ter ideia, vários clubes de peso, como o Corinthians, já anunciaram que haverá maior patrocínio no ramo pelos próximos anos. Contudo, a verdade seja dita. 

Embora a modalidade esteja em constante ascensão, tanto no campo quanto nas redes sociais, ainda existem cenários de exclusão que merecem atenção redobrada como é o caso da tecnologia por trás da confecção dos uniformes das jogadoras. Se, antes, a preocupação das grandes marcas era apenas desenvolver chuteiras e bermudas masculinas, agora a situação é diferente, bem como as preocupações dos designers e demais profissionais que lideram essas produções. 

Hoje, vamos explicar melhor a respeito do assunto e ajudá-lo a ficar por dentro do que acontece no universo do futebol feminino. Acompanhe esta leitura especial e saiba mais!

Ainda falta investimento 

Para entender o que está acontecendo no mundo do futebol feminino, precisamos nos aprofundar nos investimentos relacionados aos avanços científicos no esporte. 

Isso mesmo! De acordo com um estudo inglês, publicado na revista científica Sports Engineering, foi identificado que os avanços conquistados no esporte são, na maioria, voltados para a modalidade masculina. Como resultado, essa situação acaba prejudicando as atletas mulheres. 

A falta de cuidado com os uniformes

Ainda de acordo com o levantamento, foi possível identificar 10 áreas que ignoram as características e necessidades do corpo feminino. Uma delas diz respeito aos uniformes e às chuteiras inicialmente desenvolvidos para os homens, sem passar por adaptações especiais para as mulheres.

Aqui, sabe-se que tal cuidado não é algo exclusivo do futebol, mas sim uma exclusão presente em diferentes aspectos da nossa sociedade como na própria pesquisa médica. 

Ainda em se tratando do vestuário, um dos pontos mais preocupantes do estudo está na tonalidade das bermudas das mulheres, que, em maioria, são de cores claras. O motivo? Por terem um ciclo menstrual, as atletas ficam mais vulneráveis e inseguras ao vestirem esses trajes e, apesar de parecer algo simples de ser resolvido, nada é feito. 

As lingeries não adaptadas

Pensou que acabava por aí? De jeito nenhum! Outro ponto que merece ser levantado está na obrigatoriedade do uso de sutiãs ao longo das partidas. Entretanto, os modelos comuns não conseguem promover uma boa experiência às mulheres, especialmente as atletas. 

Seguindo com base no estudo inglês, 44% das jogadoras dizem sentir dores na área do peito durante a prática do esporte. Afora isso, existem, sim, alguns modelos de qualidade superior, porém, todos apresentam um custo elevadíssimo, enquanto as pesquisas na área ainda são escassas. 

Os problemas com as chuteiras

Antes de encerrar, precisamos destacar também os problemas que envolvem as chuteiras. Como sabemos, este é um artigo essencial para a prática do esporte, porém, no mercado atual não existem versões desenvolvidas especialmente para as mulheres. 

Vale destacar que, anatomicamente, o pé feminino tende a ser menor do que o dos homens, apresentando menor volume. Logo, com um encaixe ruim, os modelos masculinos, quando utilizados pelas jogadoras, podem acabar causando deformações e lesões severas. Bem complicado!

Viu só? Após esta leitura, esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre o mundo do futebol feminino e como ainda existem questões a serem consideradas e modificadas daqui em diante. 

Se gostou do conteúdo, aproveite o momento para compartilhar o link nas redes sociais e ajudar os seus amigos a também se atualizarem a respeito do tema. Até a próxima!